Geral

Aumento de plano de saúde em 2024: entenda mudança e novos valores

Os planos de saúde ficaram bem mais caros no ano passado e, em alguns casos, os reajustes dos valores pagos ultrapassam os 20%

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Foto: Arquivo/Agência Brasil

Existem diversas modalidades de planos de saúde, a mais comum entre todas elas, é a por faixa etária. Quanto maior a idade, mais alto o valor do convênio. É importante ficar atento aos aumentos para não sofrer preços abusivos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

É normal que os idosos paguem um preço maior por seus planos de saúde, isso porque em certa idade, a demanda por médico se torna maior. A advogada Mayara Romêo, especialista em direito do consumidor, explicou em seu perfil sobre até que ponto os valores do convênio podem aumentar.

Segundo ela, o consumidor om 60 anos ou mais, que esteja no plano há mais de dez anos, não pode sofrer alterações de preço por mudança de faixa etária. A advogada ainda explica que o valor da última faixa etária não deve ser maior que 6x o valor da primeira faixa etária. 

LEIA TAMBÉM: Água de alho: veja receita do melhor remédio caseiro para o coração

Entenda os reajustes de 2024

Os convênios médicos, que possuem contrato estabelecido entre o beneficiário e oferecem planos individuais ou familiares, estão sujeitos a reajustes determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).Até abril de 2024, os planos pertencentes a essa categoria estão sujeitos a um reajuste máximo de 9,63%. 

Os planos de saúde coletivos são aqueles contratados por pessoas jurídicas. Podem ser classificados como empresariais, quando a contratante é uma empresa que oferece o plano aos seus empregados; de empresários individuais; ou coletivos por adesão, quando as contratantes são entidades de caráter profissional, classista ou setorial.

LEIA TAMBÉM: Água de açafrão: saiba como fazer chá para limpar intestino e desinchar

As cláusulas de reajuste dos planos coletivos com 30 ou mais beneficiários são determinadas por meio de livre negociação entre a pessoa jurídica contratante e a operadora ou administradora de benefícios contratada.

O que o plano de saúde tem obrigação de cobrir?

Segundo o Ministério da Saúde, os planos têm a seguinte obrigação:

• Consultas, exames e tratamentos

A ANS define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles adaptados à Lei dos Planos de Saúde. 

• Hospitais, laboratórios e médicos

Os planos que dão direito à internação hospitalar são os de tipo hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia ou plano referência. Veja no seu contrato qual é o tipo do seu plano.

O segundo ponto é a rede credenciada que seu plano cobre. Avalie o que a rede credenciada do seu plano, veja quais são os hospitais, laboratórios e médicos que você terá direito pelo seu plano. Caso sua operadora opte por descredenciar um hospital sem substituí-lo por outro equivalente, só poderá efetivar e comunicar a redução da rede hospitalar aos beneficiários após autorização da ANS.

LEIA TAMBÉM: Rihanna revela detalhes sobre maternidade e união com ASAP Rocky

• Cobertura a órteses e próteses

Em contratos não regulamentados pela Lei n.º 9.656, de 1998, é frequente haver exclusão de cobertura a órteses e próteses.

Órtese é todo dispositivo permanente ou transitório, utilizado para auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades ou sua progressão e/ou compensando insuficiências funcionais. Prótese é todo dispositivo permanente ou transitório que substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido.

• Fornecimento de bolsas coletoras

Desde maio de 2013, as operadoras de planos de saúde passaram a fornecer bolsas coletoras intestinais ou urinárias para beneficiários ostomizados que utilizam o material. A norma prevê também o fornecimento de equipamentos de proteção e segurança utilizados conjuntamente com as bolsas coletoras, como as barreiras protetoras de pele. A solicitação do material deve ser feita à operadora por meio de relatório médico.

CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES E MUDANÇAS DO ANDROID 15

O sistema operacional Android está se preparando para grandes mudanças com o lançamento do Android 15

Foto: Reprodução / Divulgação

De acordo com informações divulgadas pelo site especializado The Verve e confirmadas pela Google, espera-se que as versões deste sistema estejam disponíveis para o público já em abril ou julho deste ano.

Uma das principais novidades do Android 15 é a capacidade de detectar se alguém está gravando a tela do dispositivo. Essa função visa aumentar a segurança dos usuários, especialmente com o crescimento do uso de mensagens temporárias e de visualização única, onde informações sensíveis, como senhas e documentos pessoais, são compartilhadas.

Além disso, o sistema trará melhorias para usuários multilíngues, com aprimoramentos no reconhecimento de áudio multilíngue para tradução simultânea em áudio para texto. Isso permitirá uma melhor compreensão e comunicação entre pessoas que falam diferentes idiomas.

Outras mudanças incluem o suporte a arquivos em PDF, com a opção de proteção por senha, e a implementação de mensagens via satélite, ampliando as possibilidades de comunicação em áreas remotas.

Com todas essas inovações, o Android 15 promete oferecer uma experiência mais segura, eficiente e adaptada às necessidades dos usuários modernos.