Geral

Como está o país de Taiwan após maior terremoto em 25 anos

O terremoto em Taiwan causou a morte de nove pessoas nesta quarta-feira (3), deixando mais de 800 feridos e 50 desaparecidos a caminho de um parque nacional

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Divulgação

Equipes de resgate estão em ação, utilizando escadas para resgatar as pessoas presas.

LEIA MAIS: Como é o dia a dia das irmãs siamesas casadas com enfermeiro

O terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu a costa por volta das 8h (21h de terça-feira no horário de Brasília), com epicentro próximo ao condado montanhoso de Hualien, no Leste do país. Imagens transmitidas pela televisão mostraram prédios inclinados em ângulos perigosos.

Chang Yu-lin, de 60 anos, funcionário de um hospital em Taipé, descreveu o impacto do terremoto: "Foi muito forte. Parecia que a casa ia cair".

O alerta de tsunami foi emitido para o Sul do Japão e para as Filipinas, mas posteriormente foi retirado. O tremor ocorreu quando as pessoas estavam a caminho do trabalho e da escola.

Equipes de resgate estão retirando lentamente as pessoas presas, incluindo dois alemães, de túneis próximos a Hualien. No entanto, 50 viajantes a bordo de quatro micro-ônibus estão desaparecidos, sem detalhes sobre seu paradeiro.

O governo relatou 821 feridos e afirmou que a prioridade é o resgate das pessoas. A ligação ferroviária para a região deve ser restabelecida na quinta-feira.

No Japão, ondas de tsunami menores atingiram partes da província de Okinawa. Nas Filipinas, os residentes costeiros foram alertados para se mudarem para locais mais altos.

Os tremores secundários continuam sendo sentidos em Taipé, com mais de 50 registrados até o momento, segundo as autoridades meteorológicas.

LEIA TAMBÉM: Autismo: 15 sinais para ficar atento e facilitar o diagnóstico