Geral

Greve na Ufes: mais de 400 alunos de escola da prefeitura ficam sem aula nesta segunda

Com a greve realizada pelos servidores da universidade, os profissionais e estudantes da escola municipal foram impedidos de entrar. Veja o que diz a prefeitura

Redação Folha Vitória

Foto: Montagem / Folha Vitória
Portões da Ufes amanheceram fechados nesta segunda-feira

Diante dos portões fechados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em função da greve dos profissionais da instituição, mais de 440 alunos que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Experimental de Vitória ficaram sem aulas nesta segunda-feira (15). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a Secretaria de Educação de Vitória, com a greve realizada pelos servidores da instituição federal, os profissionais e estudantes da escola municipal foram impedidos de entrar. O colégio funciona dentro da Ufes.

A secretaria ressalta que a paralisação não foi gerada pelos profissionais da rede municipal. 

A Emef Experimental de Vitória-Ufes tem, atualmente, 445 estudantes matriculados em turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, tendo os alunos entre 6 e 14 anos de idade.

Em nota, a secretaria de educação disse que, para garantir a continuidade do processo educacional, os profissionais da escola realizarão planejamento remoto. Já o dia letivo perdido nessa segunda-feira será recuperado no dia 21 de junho.

Paralisação faz parte de ato nacional

A paralisação das atividades na Ufes faz parte de um movimento nacional de docentes das federais (institutos e universidades) buscando melhores condições de trabalho.

Dentre as reivindicações da classe estão a restauração do orçamento das instituições federais de ensino, ampliação dos programas de assistência estudantil, revogação do novo ensino médio e melhoria das condições de trabalho.

LEIA TAMBÉM: Ufes diz que greve impede abertura do RU, mas grevistas negam falta de acesso