Morador de Vitória já pode agendar vacina em totens de autoatendimento
Totens instalados nas unidades de saúde da Capital têm ajudado moradores a gastar menos tempo para acessar serviços como marcação de consultas e exames
Não são raros os casos de pessoas que desistiram de atendimento médico, mesmo tentando uma consulta há meses, ou até anos, em função da demora nos serviços oferecidos nas unidades de saúde, prontos-socorros e hospitais Brasil afora. Essa, inclusive, é uma realidade presente em diversos municípios do Estado.
O desânimo que toma conta de milhões de brasileiros que titubeiam em recorrer aos serviços de saúde pública é fruto de um quadro bem difícil de se admirar, uma vez que são horas em filas imensas, muitas vezes enfrentando chuva, sol, calor e frio.
Além disso, há também a incerteza de que, após vencer todos esses obstáculos, o atendimento será realizado segundo a demanda de cada paciente.
Moradoras de Vitória, a chapeira Yoni Alves Barbosa e a professora Alice Correa, que é mãe de um adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), têm em comum as lembranças das vezes em que precisaram atravessar uma verdadeira via crucis para conseguir agendar uma simples consulta médica ou exame.
No caso de Yoni, que é moradora do bairro Conquista, houve vezes em que ela desistiu de atendimento por conta da demora para conseguir acessar serviços básicos na unidade na qual está cadastrada.
"Em muitos momentos desisti de fazer uma consulta médica porque o atendimento era muito demorado. A gente ficava horas na fila tentando uma oportunidade de ser atendido. Algumas vezes conseguia, outras não. Já fiquei por horas na chuva e no sol para tentar marcar consulta", relembrou chapeira.
A fala de Yoni ocorre no passado porque, no início do mês passado, a unidade de saúde da comunidade em que ela mora foi uma das primeiras a ser contempladas com o programa FacilitaVix, da Prefeitura de Vitória.
A iniciativa consiste na instalação totens de autoatendimento nas unidades de saúde da Capital. Além do bairro Conquista, Jardim Camburi também já conta com o serviço de autoatendimento para os moradores.
O terceiro terminal de autoatendimento será implantado na unidade saúde de Forte São João, ainda nesta semana, conforme informações da prefeitura.
Na avaliação de Yoni, o totem de autoatendimento trouxe uma série de benefícios aos moradores do bairro Conquista.
Ela cita como exemplo a redução das filas para conseguir atendimento, bem como o fim das confusões e brigas ocasionadas pela insatisfação das pessoas com a demora no atendimento realizado nas unidades de saúde.
"São muitos os benefícios desse serviço, principalmente para a gente que é muito ocupada e tem pouco tempo durante o dia. Com o autoatendimento, dá para resolver em cinco minutos algo que levava horas para conseguir. É uma vitória da população, na verdade", disse.
Batalha para garantir tratamento de filho com autismo
Alice Correa classifica como "batalha" a sua luta para garantir que o tratamento do filho com autismo seja cumprido corretamente. Para isso, ela usa com frequência os serviços oferecidos pela unidade de saúde de Jardim Camburi.
"Quem tem filho com autismo sabe como é essa batalha de estar sempre correndo atrás de algum encaminhamento, de consultas e medicamentos. Então, acabo frequentando a unidade de saúde direto", contou.
Alice destacou ainda a importância da iniciativa do totem do autoatendimento, e reconheceu que o equipamento contribui com a melhora nos serviços. No entanto, revela preocupação no que se refere ao agendamento de consultas para especialidades. Em seu entendimento, este é, atualmente, o único gargalo a ser resolvido na unidade de saúde de Jardim Camburi.
"É uma ideia muito bacana (implantação dos totens), que vai ajudar muita gente. O sistema é ótimo. O que ainda precisa melhorar é a marcação de consulta para especialidades, como a com neurologista, por exemplo", ponderou.
Tecnologia garante agilidade nos serviços
Ao apresentar a nova modalidade de atendimento aos moradores de Vitória, no mês passado, a prefeitura reforçou que a principal aliada deste avanço na prestação de serviços ao público é a tecnologia.
Em uma única ferramenta é disponibilizada grande variedade de opções, entre eles agendamento de consultas, exames e vacinas, o que antes só era possível após uma série de protocolos que dependiam, em sua maioria, do trabalho humano, incapaz de atender, sozinho, a alta demanda nesses locais.
No vídeo abaixo, por exemplo, é possível acompanhar a chapeira Yoni Alves concluindo o seu autoatendimento na unidade de saúde de seu bairro, sem a necessidade de filas ou triagem para classificação do atendimento. Confira:
Orientação e atendimento personalizado
O empresário Edson Antônio Moreira é um dos usuários dos serviços oferecidos pela unidade saúde de Jardim Camburi, onde também há um totem para autoatendimento.
E foi por meio do equipamento, com ajuda de um estagiário da rede municipal de saúde, que ele conseguiu consultar a situação de suas vacinas e agendar atendimento para atualizar as doses que estão atrasadas.
Toda tarefa durou apenas alguns minutos, diferente das outras vezes em que o empresário foi ao local em busca dos serviços oferecidos lá.
"Isso (totens para autoatendimento) facilita muito, porque a gente chega aqui e tem essa facilidade em marcar, como no meu caso, vacinação. Eles (o sistema) sabem as vacinas que estão em atraso. É serviço muito importante para população que trouxe mais agilidade", afirmou.
Acesso a lista de medicamentos
Os moradores dos bairros em que os totens já operam também conta com a disponibilização, por meio de consulta feita diretamente na tela do equipamento, da lista de medicamentos disponíveis nos estoques das farmácias das unidades de saúdes.
Com isso, o usuário dos serviços fica sabendo será possível fazer a retirada de sua medicação logo após a consulta médica, por exemplo. A busca pode ser feita por meio de uma aba chamada "Painel medicamento".
Veja relação de serviços oferecidos nos totens:
Expansão para outras 27 unidades de saúde
A Prefeitura de Vitória estima que, até maio deste ano, outras 27 unidades de saúde recebam os totens para autoatendimento, levando mais praticidade para o cotidiano dos moradores dessas comunidades.
Conforme a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, com o FacilitaVix, Vitória se destaca na vanguarda da inovação tecnológica em saúde, proporcionando maior comodidade aos seus moradores e transparência nos serviços oferecidos pela administração pública.
"Além de servir para as pessoas saberem e terem o conhecimento de todos os serviços, a ferramente também proporciona mais transparência, uma vez que tudo fica registrado no sistema dos totens. Estamos aprimorando este serviços e, caso precise, faremos ainda mais melhorias", disse Magda.