Geral

Morador de Vitória pode monitorar serviço de fumacê em tempo real

A nova aplicação disponibilizada pela Prefeitura de Vitória conta com o calendário completo do serviço, com o dia, horário, região ou bairro em que funcionará

Redação Folha Vitória

Foto: André Sobral / PMV

Moradores de Vitória agora podem monitorar, em tempo real, todas as operações do fumacê na cidade. A nova aplicação disponibilizada pela Prefeitura de Vitória conta com o calendário completo do serviço, com o dia, horário, região ou bairro em que funcionará. 

O município de Vitória já registrou 10.848 casos de dengue neste ano, e ações de combate ao mosquito foram intensificadas na Capital. O "fumacê" faz parte destas ações de reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti!

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Essa é mais uma ferramenta para garantir transparência dos serviços de saúde para a população. Além de visualizar, em tempo real, a rota do fumacê, o morador também terá acesso ao histórico das rotas. Mas, para combater o mosquito, precisamos da participação de todos, uma vez que 90% dos focos estão dentro de casa. Por isso, é importante eliminar os vasos de plantas, verificar vasilha de cachorro, vedar os ralos, tampas de caixas d'água e reservatórios de água, limpar as calhas e evitar acúmulo de material em local descoberto", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

As informações estão disponíveis no site Monitoramento do Fumacê. Na página, tem um espaço em que é possível selecionar o período em que o fumacê passará nos bairros. 

Em seguida, basta apenas clicar na "aba" acessar para acompanhar o trajeto em que o fumacê está fazendo em tempo real. 

LEIA TAMBÉM: Acidente entre caminhões interdita totalmente a BR-101 na Serra

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Vitória, Geane Sobral, esclarece sobre o uso do fumacê no combate aos mosquitos.

"O uso do fumacê tem eficácia apenas sobre os mosquitos já adultos, não impedindo que novos insetos apareçam após a aplicação do inseticida. Portanto, a melhor forma de evitar a proliferação é agir de maneira preventiva, eliminando os locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. O controle químico espacial só controla os mosquitos no ambiente aberto. Se houver criadouros ativos no interior do domicílio, as larvas irão completar o ciclo de desenvolvimento normalmente e a infestação irá continuar".

Para combater o mosquito, Vitória também passou a utilizar drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais.

LEIA TAMBÉM: Greve no Ifes: veja quais escolas já aderiram à paralisação

A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Entre as principais ações de rotina diária estão as visitas domiciliares dos agentes, as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e pontos estratégicos, além do carro fumacê.

Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.

LEIA TAMBÉM: Fotos incríveis mostram mamãe gambá e seus 5 filhotes