Obras da nova orla da Beira-Mar são adiadas para o fim do ano
As intervenções tiveram adiamento por conta de reformas relacionadas à rede de macrodrenagem, segundo a Prefeitura de Vitória
As obras da nova orla da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Beira-Mar, devem ter início no fim de 2024, de acordo com o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin.
Previstas para saírem do papel em dezembro de 2023, as intervenções foram adiadas por conta de reformas concomitantes em áreas próximas ao local, como a macrodrenagem nas regiões de Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo e Fradinhos.
"O projeto não passou por alterações, mas tivemos que reforçar algumas estruturas, com as que vão receber os deques. Principalmente para a questão de obras de macrodrenagem para resolver problemas de alagamentos que afetam as regiões de Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, Jucutuquara. Essas áreas enfrentam problemas não só com a chuva, mas também quando a maré sobe", explicou o secretário.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com Perin, estes ajustes precisaram ser feitos antes do início das obras na Beira-Mar, uma vez que se fossem feitos mais tarde, poderiam atrapalhar ou alterar o andamento das reformas.
Isto leva em consideração a estação de bombeamento que irá da Avenida Paulino Muller até onde se encontrava o antigo Terminal Dom Bosco.
"Como as obras vão convergir para o mesmo local, houve uma sobreposição para que uma obra não interfira com a outra. Foi importante repensarmos o projeto para não termos dificuldades futuras", disse.
Veja fotos do projeto:
As obras fazem parte do programa "Vitória de Frente Para o Mar", da prefeitura, e pretende revitalizar toda a orla da Capital e explorar o potencial turístico da cidade.
O projeto contará com intervenções ao longo de toda a avenida, e pretende realizar a instalação de um mirante e deques nos locais. Atualmente, de acordo com o secretário, as obras contam com investimentos próprios da prefeitura.
"Já realizamos intervenções em 5 quilômetros de orla, inclusive na Grande São Pedro. Queremos investir na beleza de Vitória, colocá-la de frente para o mar e aproveitar este potencial turístico e gastronômico da capital. Esta é a vocação de Vitória e queremos manter a cidade com a nota A em destinos turísticos no Brasil", explica Perin.
De acordo com o secretário, o projeto passa pelos últimos ajustes internos antes da publicação do edital de licitação, que deve ser feito até o fim de junho.
A previsão para o início das obras é o fim do ano, mas ainda não foi especificado um mês. "A expectativa é de que até o fim de 2024 já estejamos com a ordem de serviço e que as obras comecem", disse.
Leia Também: VÍDEO | Tromba d'água é registrada em praia da Serra; entenda