Geral

Pesca do robalo passa a ser proibida no ES a partir desta quarta-feira (1º)

A medida acontece devido ao período de defeso das espécies

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / Wikimedia / Por Bob Care - Florida Keys NMS

Atenção pescadores, comerciantes e também consumidores! A partir desta quarta-feira (1º) está proibida a pesca dos peixes robalo (Centropomus parallelus), robalo-branco (Centropomus undecimalis) e do camurim, ou barriga mole (Centropomus spp).

A medida vai até o dia 30 de junho e acontece devido ao período de defeso das espécies. 

Conforme a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), é proibida a pesca desses peixes, com qualquer tipo de apetrecho no litoral e águas interiores do Espírito Santo. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Também estão proibidos o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de robalo das espécies citadas, sem a comprovação de origem do produto.

Em Vitória, a prefeitura fez um alerta sobre o período de defesa das espécies e ressaltou que "ações estratégicas de fiscalização estão programadas para ocorrer nos comércios e também embarcadamente nos manguezais e área de mar da capital durante o período de defeso do robalo". 

"A preservação do robalo é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a sustentabilidade da pesca. A adoção de medidas de proteção é essencial para assegurar a continuidade da espécie e para garantir que as gerações futuras possam desfrutar desse recurso natural de forma sustentável", comentou o secretário municipal de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger.

O período de defeso se refere à época de reprodução dessas espécies. A comercialização dessas espécies durante o Defeso constitui crime ambiental com multa. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Homem é atingido por brinquedo de parque ao tentar salvar cachorro