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Prefeitura quer obra com túneis na BR-101 para acabar com alagamentos

Trecho crítico é na entrada do bairro Marcílio de Noronha, em Viana. A previsão é iniciar as obras até junho e o prazo de execução é de 6 meses

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Victor de Almeida-Secom/Viana

Problema antigo do município de Viana, o alagamento na entrada do bairro Marcílio de Noronha, no quilômetro 298 da BR-101, pode estar perto de ser resolvido, de acordo com a prefeitura do município. 

A solução seria um sistema de drenagem conhecido como "tunnel liner", utilizado para a abertura de túneis de forma não destrutiva, isso significa, sem interferir na superfície. 

O projeto deve ser apresentado em abril e, de acordo com a prefeitura, já há tratativas junto ao Governo do Estado para viabilizar a obra. O valor preliminar para a execução do projeto é de R$ 25 milhões. A previsão é iniciar as obras até junho e o prazo de execução é de 6 meses.

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"O sistema de macrodrenagem vai captar as águas pluviais a partir do KM 298 da BR-101, em uma extensão total de aproximadamente 1,1 km, estendendo-se da Avenida Espírito Santo, onde está o Bradesco, passando por baixo da rodovia, com lançamento final no Rio Formate", informou a prefeitura por nota. 

Os problemas que ocorrem no local seriam causados por redes de drenagem subdimensionadas, de acordo com a prefeitura. Isto teria ocorrido após a construção de um viaduto no local, entregue pela concessionária Eco101, em 2019. 

De acordo com a nota, isto teria feito com que as redes de drenagem perdessem capacidade de escoamento, por conta de um novo volume  vindo desta “caixa d’água” que se forma quando chove na BR, bem na marginal, onde está a entrada do bairro Marcilio de Noronha, em Viana, e na própria rodovia. 

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos) afirma que as redes precisam ser completamente redimensionadas. 

“As redes de drenagem precisam ser redimensionadas e completamente substituídas, para que continuem cumprindo a sua função de maneira eficaz, já que não foram projetadas junto com a obra do viaduto", disse. 

Ainda segundo ele, o projeto já está pronto para aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A expectativa é que os processos ocorram até o fim de 2024. 

Não é só empenho que nos move, e sim perseverança de que vamos apresentar a solução, e recursos serão aprovados para sua execução, após licitação da obra. Esperamos que todos os processos ocorram até o final deste ano”, informou Wanderson Bueno.

O que diz a Eco101

Por meio de nota, a Eco101 informou que concluiu as obras dos dois viadutos no final de 2019, conforme consta no contrato de concessão, eliminando um gargalo logístico na BR-101 e adjacências. 

No mesmo documento, a concessionária afirma que os elementos de drenagem foram devidamente implantados, de acordo com o projeto executivo aprovado pelo Poder Concedente e que seguiu todas as normas vigentes. 

Além disso, a Eco101 relata que as obras não interferiram no regime de captação e destinação do fluxo pluvial da região e que dispõe de equipes para manutenções periódicas. 

"Entretanto, os alagamentos decorrem de problemas de macrodrenagem além da faixa de domínio sob gestão da Concessionária, ou seja, em áreas adjacentes à rodovia, e possuem histórico anterior às obras de implantação dos viadutos, não tendo assim qualquer relação com as obras realizadas", afirma a Eco101. 

Ainda de acordo com concessionária, a Eco101 tem mantido diálogo com os entes responsáveis e afirma que apresentou alternativas técnicas para a correção dos problemas. 

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