Geral

Proibida a entrada em 2 ilhas de Vila Velha até outubro. Entenda

O desembarque nas ilhas Itatiaia e Pacotes fica proibida da próxima segunda-feira (15) até o dia 15 de outubro

Foto: Iures Wagmaker

O desembarque nas ilhas Itatiaia e dos Pacotes, localizadas no litoral de Vila Velha, será proibido a partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 15 de outubro.

A medida é devido ao período de reprodução das espécies de aves marinhas ameaçadas de extinção, como as andorinhas e as pardelas. 

Apesar disso, a Ilha Pituã permanecerá aberta durante todo o ano para a realização de passeios com as equipes de barqueiros. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Vila Velha.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Rota de reprodução 

As ilhas Itatiaia e dos Pacotes são parte fundamental da rota de reprodução das andorinhas e pardelas, juntamente com a Ilha Escalvada, em Guarapari, a Ilha Branca, em Marataízes, e as Ilhas Galhetas, em Vitória.

Essas aves marinhas são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas e ao meio ambiente, por terem áreas de reprodução limitadas, concentrando um grande número de indivíduos em áreas específicas.

Enquanto as andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e as andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho se reproduzem ao longo do litoral brasileiro, das ilhas costeiras do Espírito Santo até Santa Catarina, a população de pardelas-de-asa-larga nidifica apenas nas Ilhas Itatiaia, aqui no Espírito Santo, e em algumas ilhotas em Fernando de Noronha.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, as ilhas costeiras de Vila Velha são áreas de proteção ambiental, classificadas no Plano Diretor Urbano do município como Zona de Especial Interesse Ambiental (Zeia).

“As diretrizes estabelecidas durante o período de nidificação das aves são determinações regidas pela Resolução Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) Nº 011/2005, e o descumprimento está sujeito às sanções previstas em lei”, finalizou.