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Reparo de lona do Terminal de Itaparica começa e deve durar 90 dias

As obras acontecem após a lona romper pelo menos três vezes neste ano por conta das chuvas

Maria Clara Leitão , Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Ceturb

A cobertura do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, começou a ser consertada e a previsão para a realização de obras de reparo é de até 90 dias, de acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES).

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Segundo a Ceturb, o serviço está correndo conforme o cronograma programado. A primeira etapa, o tensionamento das membranas que envolvem o terminal, já foi concluída, de acordo com a companhia. 

"Neste momento, acontecem os ajustes e testes de escoamento nos cones que recebem a água da chuva que desce da cobertura", informou a Ceturb. 

Ainda de acordo com a empresa, não será necessário parar as atividades no terminal para dar continuidade às obras. 

Foto: Divulgação/Ceturb

As obras acontecem após as membranas que envolvem a cobertura do Terminal romperem pelo menos três vezes neste ano. Só em janeiro, foram duas ocorrências. 

Os rompimentos aconteceram por conta das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória durante os meses de fevereiro e março de 2024. 

Local sofreu outros rompimentos ao longo dos anos

O "novo terminal de Itaparica" foi entregue à população no dia 22 de janeiro de 2021, em uma obra onde foram investidos R$ 12,2 milhões na reconstrução. O local ficou fechado desde julho de 2018 por conta de problemas na estrutura do telhado.

Em dezembro de 2020, a cobertura cedeu ainda durante a construção, antes mesmo das obras no terminal serem finalizadas.

Na época, o DER-ES informou que a cobertura ainda não havia sido totalmente instalada e a membrana estava sendo tensionada, ou seja, nos pontos em que ainda não "tensionou" poderia acontecer isso.

Desde a data, foram registrados alguns rompimentos na lona da cobertura. Um deles foi registado no dia 12 de janeiro de 2023. Na data, o local cedeu com a água acumulada.

Já no dia 22 de janeiro de 2024, a estrutura de novo não aguentou o peso da água acumulada e também foi rasgada. Por conta do problema, as atividades foram canceladas em duas plataformas das linhas 585 e 593.

E outro rompimento foi registrado no dia 29 de janeiro deste ano, após as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória.

A última ocorrência foi no dia 1º de março, quando um homem usou um instrumento cortante para perfurar a lona do terminal. O resultado foi um banho nele e em mais duas pessoas que estavam perto dele.

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