VÍDEO | Estudante dá tapa na cabeça de colega durante "brincadeira" em escola de Viana
O vídeo foi gravado na última sexta-feira (12). Os alunos buscavam replicar uma brincadeira que viram em uma rede social
Um vídeo postado nas redes sociais por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Constantino José Vieira, em Viana, causou revolta nas redes sociais, ao mostrar um estudante dando um tapa na cabeça de uma aluna.
O vídeo foi gravado na última sexta-feira (12). Os alunos buscavam replicar uma brincadeira que viram em uma rede social, quando fizeram o registro dentro de sala, no intervalo entre uma sala e outra.
A mãe da aluna que recebe o tapa, que não quis se identificar, relata que ficou sabendo da existência do vídeo após ser alertada por uma conhecida. Ela conta que precisou esperar até a segunda-feira para ir à escola e conversar com o diretor e coordenador da instituição.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
"Uma conhecido ligou para mim e me perguntou se eu estava sabendo do vídeo que estava na internet. Quando eu vi que aquilo aconteceu dentro de uma sala de aula, eu fiquei muito transtornada. Eu não pude fazer nada, tive que esperar chegar segunda-feira e ir na escola, Quando cheguei na escola, eu procurei a diretora e o coordenador e falei para eles que isso é inadmissível", desabafou.
De acordo com a mãe, a filha contou a ela que consentiu com a brincadeira e que ela e os amigos estavam no intervalo procurando algum passatempo no celular, quando se depararam com o vídeo.
Ela relata que a filha foi repreendida por ela e pelo marido, mas que a escola não está isenta de responsabilidade e que deve garantir a segurança dos alunos.
"Ela me contou que estavam os três procurando uma brincadeira divertida para passar o tempo na escola e simplesmente resolveram fazer e gravar. Ela já foi advertida em casa por isso, mas isso não isenta a escola de responsabilidade".
Escola agiu imediatamente, diz Secretaria Municipal de Educação
De acordo com a secretária municipal de Educação de Viana, Ângela Merícia Cavati, o coordenador da escola estava nos corredores quando aconteceu a brincadeira e que teria agido imediatamente.
Segundo ela, o profissional teria entrado em contato com os pais dos alunos, além dos próprios estudantes para conversar sobre o ocorrido.
"Essa brincadeira foi feita durante uma troca de professores de uma sala para outra, o coordenador da escola estava presente no corredor fazendo procedimentos inerentes à coordenação e assim que soube do fato, tomou providências. Ele acionou os pais e os alunos para falar sobre o ocorrido", afirmou.
É preciso diferenciar brincadeira de violência, diz especialista
No ambiente virtual, é comum que crianças e adolescentes sejam expostos a comportamentos violentos que são mostrados como brincadeiras. De acordo com a especialista em educação Kelly Lopes, é importante que os pais estejam atentos.
Segundo ela, é preciso que os responsáveis conversem com os menores e expliquem a eles as possíveis consequências de brincadeiras violentas para elas e para os amigos.
"Nós sabemos que sempre estão surgindo 'brincadeiras' em meio aos adolescentes na escola. Eles acabam querendo replicar o que veem no ambiente virtual. É importante que os pai peguem os vídeos e mostrem o que pode acarretar um dano importante ao cérebro de um amigo, dependendo da pancada que ele sofrer. Se eles acham que é brincadeira, pode ter uma consequência negativa. Uma brincadeira promove bem-estar, essa é uma ação negativa".
Leia Também: Menino morreu atropelado por ônibus ao sair para comprar bala; veja vídeo do acidente
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV