Geral

Vitória é a única cidade do ES a receber nota A no Mapa do Turismo

O ranking, divulgado no dia 3 de abril, foi feito pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A cidade de Vitória, conhecida popularmente como “Ilha do Mel”, foi a única das 55 avaliadas a alcançar uma classificação A no Mapa do Turismo Brasileiro. O ranking, divulgado no dia 3 de abril, foi feito pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).  

A classificação segue alguns pré-requisitos. Entre eles a avaliação de legislações municipais específicas do turismo, um Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, Centros de Atendimento ao Turista (CATs). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o cadastro no Mapa do Turismo acontece anualmente. O órgão enviou toda a documentação até o dia 27 de março.

Entre outras cidades, consideradas turísticas no Espírito Santo, que também foram classificadas, Domingos Martins atingiu nota B, o município de Guarapari obteve nota B e Santa Teresa nota C. 

Entretanto, cidades como Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iupi e Vila Pavão tiveram nota E no ranking. 

Turismo com crescimento sustentável, diz diretor da CDTIV

Diante da nota obtida na classificação, a Prefeitura de Vitória destacou que o reconhecimento da capital não acontece “por acaso”. 

“Recebemos com imensa satisfação a notícia de que Vitória conquistou a nota A no Mapa do Turismo Brasileiro. Este é um reconhecimento do potencial turístico extraordinário que nossa cidade possui. Estamos comprometidos em promover o crescimento sustentável do turismo em nossa região, preservando nossas belezas naturais e culturais e oferecendo experiências memoráveis aos visitantes”, afirmou Marcus Gregório, diretor-presidente da CDTIV.

A diretora de Turismo da CDTIV, Luzia Toledo, expressou sua satisfação com a classificação A que Vitória recebeu do Ministério do Turismo. Ela destacou que a classificação não só reconhece a diversidade dos roteiros históricos, culturais e náuticos da cidade, incluindo a contemplação da vida marinha, mas também abre portas para novas oportunidades de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. 

“Nossa ilha conta com uma ampla gama de hotéis de qualidade e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local e do mundo, Vitória se destaca como um destino turístico incomparável. A classificação de Vitória com nota A pelo Ministério do Turismo é um testemunho do nosso compromisso com a excelência turística”, disse Luzia Toledo.

Dentre os destaques do turismo de Vitória estão o pôr do sol na Ilha das Caieiras, o maior manguezal urbano da América Latina, a temporada de baleias-jubarte, os parques urbanos e o Carnaval, dentre outros.

LEIA TAMBÉM: Após furo em tubulação, Jardim da Penha e Mata da Praia continuam sem gás encanado

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória