ADOTE UMA CAUSA

Geral

Clínica Carmem Lucia é a nova entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

A Clínica está localizada no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha, às margens da Rodovia do Sol

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / IAB

O trabalho não pode parar. Após encerrar a primeira etapa da parceria com a Casa Lar Walter Barcelos, realizada nos meses de março e abril, o Instituto Americo Buaiz (IAB) já firmou uma nova parceria para os meses de maio e junho: a Fundação Clínica Carmem Lucia, de Vila Velha.

A Fundação Clínica Carmem Lucia tem por missão "melhorar a qualidade de vida das pessoas de Vila Velha. O objetivo central da entidade é "ser a melhor clínica do Brasil". Isso porque a entidade acredita que deve proporcionar aos pacientes um atendimento eficiente e de qualidade, visando o conceito de saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

A entidade foi constituída em 2009, por meio de uma parceria entre a Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em 2013, a clínica se tornou independente das instituições e uma fundação própria foi criada. Em 2017, a Clínica Carmem Lucia foi declarada de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Em 2019, foi conquistado a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS).

                          Conheça e colabora com a Clínica Carmem Lucia

A Clínica Carmem Lucia oferece serviços médicos e odontológicos de atenção primária de forma gratuita para a população. Não há uma faixa etária específica para o atendimento. Atualmente, 1200 famílias estão cadastradas, o que representa um número aproximado de 5400 pessoas. Há uma lista de espera de mais de 400 famílias aguardando o início do primeiro atendimento.

O quadro de atendimento da instituição conta com 26 funcionários celetistas, divididos entre administrativos, TI, recepcionistas, serviços gerais, dentistas, técnicas em saúde bucal, médicos de diversas especialidades, enfermeiras, e técnicas de enfermagem, além de estagiários de enfermagem e odontologia.

O atendimento médico, odontológico e psicológico é realizado de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h; às sextas-feiras, o atendimento acontece entre às 7h e às 16h. Além de consultas, também são realizadas ações de prevenção, com palestras realizadas nas duas últimas quartas-feiras de cada mês. Pequenos cursos também são realizados para a população.

Carmem Lucia

O nome da clínica foi escolhido em homenagem à Carmem Lucia Buck. Ela nasceu na cidade mineira de Mantena e se mudou para Vila Velha. Ainda jovem, Carmem Lucia foi morar nos Estados Unidos, onde 

casou e começou a criar sua família. O sonho dela sempre foi dar algo para o município capixaba onde morou, mas acabou falecendo em 2003, vítima de um câncer. Com o apoio da Peter and Carmem Lucia Buck Foundation, de Nova Iorque (EUA), amigos e familiares se uniram e realizaram o sonho da jovem para criar uma clínica de saúde no Brasil.,

Apoio IAB

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social enviando os documentos solicitados.


Pontos moeda