Ifes abre mais de 1.150 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em municípios do ES. Veja detalhes!
Inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira e se estenderão até o dia 6 de junho. Vagas estão divididas em dois editais
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abrirá inscrições, a partir da próxima segunda-feira (13) até 6 de junho, para 1.156 mil vagas em cursos técnicos concomitantes, subsequentes e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
São oportunidades para ingressar no segundo semestre letivo, nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Há também a oferta de um curso a distância, pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância, localizado em Vitória. Metade das vagas é reservada a ações afirmativas.
As vagas estão distribuídas em dois editais. O PS 34/2019 traz 996 vagas para dois tipos de curso técnico: os concomitantes, voltados a quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio (dependendo do projeto do curso), sendo que em alguns casos poderão se inscrever candidatos que já concluíram essa etapa; e os cursos subsequentes, exclusivos para quem já concluiu o ensino médio. A duração varia de um ano e meio a dois anos.
O segundo edital é o PS 35/2019, que oferta 160 oportunidades para cursos Proeja do Campus Vitória. Poderão se inscrever pessoas com 18 anos ou mais de idade com o ensino fundamental completo, que ainda não tenham concluído o ensino médio. Os selecionados farão tanto o ensino médio quanto o técnico no Ifes. A duração varia de três anos e meio a quatro anos de curso.
As inscrições para as vagas do edital 34/2019 podem ser feitas pelo site do Ifes, de 13 de maio a 6 de junho. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 68, vai até o dia 31 de maio. Têm direito à isenção da taxa de inscrição os candidatos que tenha estudado as duas últimas séries do Ensino Fundamental (para os cursos concomitantes) ou as duas últimas séries do Ensino Médio (para os cursos subsequentes) em escola pública, ou particular como aluno bolsista (bolsa integral) em função de carência socioeconômica, ou curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino com aprovação final até a data da matrícula.
Para o Proeja (edital 35/2019), não haverá cobrança de taxa, e a inscrição deverá ser feita presencialmente, no Campus Vitória. O prazo também vai de 13 de maio a 6 de junho. As provas de ambos os editais estão previstas o dia 30 de junho, e o resultado final será divulgado em julho.