Geral

Primeira fase do Bilhete Único começa a valer a partir deste sábado na Grande Vitória

O serviço será implantado no sistema Transcol, que atende municípios da Grande Vitória, onde usuários validarão seus cartões

Foto: Iures Wagmaker

A primeira fase do Bilhete Único Metropolitano do Sistema Transcol já começa a ser implantado no próximo sábado (11). O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (06), no Palácio Anchieta.

Por um período, os usuários vão precisar passar o cartão nos dois validadores. Primeiro no antigo, depois no novo. Isso vai acontecer para que o novo sistema reconheça os dados do antigo e não haja necessidade de fazer a troca. 

Lembrando que, após a implantação do novo serviço, o usuário terá um prazo de 30 dias para validar o novo sistema. A expectativa é atingir pelo menos 90% dos usuários, evitando a circulação de cédulas de dinheiro e trazendo mais segurança aos passageiros, segundo o secretário dos Transportes e obras Públicas, Fábio Damasceno.

De acordo com o governador, a partir de julho, a previsão é que o mesmo cartão seja utilizado também para pagamentos de passagens aos ônibus que circulam apenas no município de Vitória. Em Vila Velha, ainda não há uma previsão de quando o novo processo deve iniciar.

Casagrande aproveitou para informar, que o serviço também será implantado ao transporte aquaviário, assim que o novo meio de transporte for implantado nas cidades de Vitória e Vila Velha. No entanto, o governador afirmou que a implantação do sistema aquaviário deve acontecer apenas em 2020.