Geral

VÍDEO | Entenda como funcionará a primeira fase do Bilhete Único em Vitória

Por enquanto, o serviço será implantado apenas no município de Vitória, onde usuários terão o prazo de 30 dias para atualizar o cartão e validar o novo sistema

Foto: Folha Vitória

O anúncio da implantação do Bilhete Único do Sistema Transcol, feito pelo governador Renato Casagrande na manhã desta segunda-feira (06), no Palácio Anchieta, deixou muitos usuários de ônibus com dúvidas. Afinal, como funcionará a novidade? 

Por um período, os usuários ainda terão que passar o cartão nos dois validadores: primeiro, no antigo, e depois, no novo. A prática é necessária para que o novo sistema reconheça os dados e não haja necessidade de fazer troca do cartão. 

Após coletiva, o repórter do jornal online Folha Vitória, Iures Wagmaker, testou o novo sistema e mostrou como funcionará. Assista! 

Para o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a novidade é uma etapa do processo de atualização da tecnologia: ‘ Assinamos o reequilíbrio financeiro do contrato e fizemos o reajuste para que as empresas pudessem retomar os investimentos. Anunciamos a renovação da frota, incluindo a aquisição de veículos com ar-condicionado e a implantação do sinal de wi-fi, que já está sendo testado. A atualização da tecnologia utilizada na bilhetagem eletrônica é uma importante etapa deste processo, já que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano”, afirmou.

Prazo para validação
Após a implantação do novo serviço, o usuário terá um prazo de 30 dias para trocar o cartão e validar o novo sistema. A expectativa é atingir pelo menos 90% dos usuários, evitando a circulação de cédulas de dinheiro e trazendo mais segurança aos passageiros, segundo o secretário dos Transportes e obras Públicas, Fábio Damasceno.