Geral

Atuando em benefício dos agricultores, máquinas são disponibilizadas para construção de barragens

Projeto Barragem Legal é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins e tenta reduzir os custos financeiros de obras de barragem para os produtores rurais do município

Foto: Divulgação/Ascom/PMDM
Uso das máquinas tem como intuito minimizar custos financeiros dos produtores rurais durante a construção de barragens

Com o auxílio de máquinas para a construção de barragens de reserva de água, o Projeto Barragem Legal agora realizará suas obras com um custo mais baixo. O projeto atua em auxílio dos produtores rurais de Domingos Martins há um ano e, além do uso das máquinas, o projeto da barragem é doado para os agricultores.

A iniciativa foi criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, que oferece aos produtores um profissional para acompanhar todo o processo, desde a avaliação de viabilidade até a conclusão de execução do projeto. O agricultor, ao ganhar o projeto da barragem da Prefeitura, economiza até R$ 3 mil.

Foto: Divulgação/Ascom/PMDM
Barragem construída na propriedade do produtor rural Adilson Hollunder, em Domingos Martins

As barragens de reservas de água, construídas por meio do Projeto Barragem Legal, trazem muitas vantagens para os proprietários de terra do município, como a facilidade na irrigação e a criação de peixes, por exemplo. “Uma das vantagens foi que a barragem evitou alagamentos que aconteciam quando chovia muito”, conta o produtor rural Adilson Hollunder, que possui uma barragem de porte médio em seu sítio, em Parajú.

Responsável pelo projeto, o agrônomo Saulo Ramon Amorim afirma que a redução do custo pode ser de 35% a 47%, se comparar o custo ao fazer obras por meio de empresas privadas. A Secretaria orienta, de forma técnica, toda a construção da barragem, explicando quais são os documentos necessários para iniciar o processo, visitando as propriedades e outras ações para acompanhar, com o agricultor, todo o progresso da construção da barragem.

Podem ter acesso ao auxílio do Projeto Barragem Legal os produtores rurais cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Para isso, é necessário procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural com cópias da carteira de identidade, CPF e da certidão atualizada do imóvel. Para os produtores que quiserem auxílio das máquinas da Prefeitura na obra, é preciso ter cópia também da Declaração de Aptidão do PRONAF (DAP).

Pontos moeda