Atuando em benefício dos agricultores, máquinas são disponibilizadas para construção de barragens
Projeto Barragem Legal é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins e tenta reduzir os custos financeiros de obras de barragem para os produtores rurais do município
Com o auxílio de máquinas para a construção de barragens de reserva de água, o Projeto Barragem Legal agora realizará suas obras com um custo mais baixo. O projeto atua em auxílio dos produtores rurais de Domingos Martins há um ano e, além do uso das máquinas, o projeto da barragem é doado para os agricultores.
A iniciativa foi criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, que oferece aos produtores um profissional para acompanhar todo o processo, desde a avaliação de viabilidade até a conclusão de execução do projeto. O agricultor, ao ganhar o projeto da barragem da Prefeitura, economiza até R$ 3 mil.
As barragens de reservas de água, construídas por meio do Projeto Barragem Legal, trazem muitas vantagens para os proprietários de terra do município, como a facilidade na irrigação e a criação de peixes, por exemplo. “Uma das vantagens foi que a barragem evitou alagamentos que aconteciam quando chovia muito”, conta o produtor rural Adilson Hollunder, que possui uma barragem de porte médio em seu sítio, em Parajú.
Responsável pelo projeto, o agrônomo Saulo Ramon Amorim afirma que a redução do custo pode ser de 35% a 47%, se comparar o custo ao fazer obras por meio de empresas privadas. A Secretaria orienta, de forma técnica, toda a construção da barragem, explicando quais são os documentos necessários para iniciar o processo, visitando as propriedades e outras ações para acompanhar, com o agricultor, todo o progresso da construção da barragem.
Podem ter acesso ao auxílio do Projeto Barragem Legal os produtores rurais cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Para isso, é necessário procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural com cópias da carteira de identidade, CPF e da certidão atualizada do imóvel. Para os produtores que quiserem auxílio das máquinas da Prefeitura na obra, é preciso ter cópia também da Declaração de Aptidão do PRONAF (DAP).