Geral

Confira as fotos da Superlua que deu um show no céu da Grande Vitória e reveja a transmissão feita pela Ufes

Comparada às outras luas cheias do ano, a desta quarta-feira é maior e mais brilhante. O responsável é o fenômeno conhecido como "superlua"

Foto: Astro Ufes

Dois eventos lunares aconteceram de forma simultânea nesta quarta-feira (26): uma superlua e um eclipse total lunar. No Espírito Santo, os acontecimentos foram parcialmente visíveis, e os capixabas não perderam a oportunidade dos cliques! No estado capixaba e em toda a região sudeste do país, a visualização foi parcial.

Veja mais fotos:

Vanda Lopes
Astro Ufes
Hayslan Rosa / TV Vitória
Hayslan Rosa / TV Vitória
@arnaldojroficial

A Vanda Lopes, que sempre tira fotos incríveis, registrou o momento em um vídeo: 

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) transmitiu o fenômeno ao vivo. Reveja:

De acordo com o Climatempo, o eclipse lunar ocorreu na madrugada desta quarta-feira (26), mas só alguns estados conseguiram a visualização total do fenômeno.

O que é uma superlua?

A superlua ocorre quando a fase da Lua cheia coincide com o perigeu - ponto da órbita da Lua no qual ela encontra-se mais próxima do nosso planeta. A combinação faz com que o satélite natural pareça 7% maior e 15% mais brilhante do que a média.

Se comparada à superlua do mês passado, a desta quarta esteve a cerca de 155 quilômetros mais próxima do nosso planeta, diferença que, mesmo imperceptível a olho nu, lhe concede o posto de maior superlua de 2021.

O que é um eclipse lunar total?

O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, impedindo que o Sol ilumine diretamente o satélite. Quando a sombra do globo terrestre encobre totalmente a Lua, ocorre o eclipse lunar total. 

Em um primeiro momento, antes e depois de atingir o seu estado total, o eclipse lunar será parcial, já que a sombra da Terra encobrirá gradualmente o disco da Lua, de acordo com o movimento do nosso planeta e do seu satélite natural ao redor do Sol.