Geral

Transcol vai poder circular até meia-noite; ônibus voltará a rodar aos domingos

Durante o pronunciamento desta sexta-feira (14), governador anunciou também a liberação total do transporte intermunicipal e interestadual

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Os ônibus do sistema Transcol poderão circular até à meia-noite a partir da próxima segunda-feira (17), na Grande Vitória. Diferente do que ocorria nas últimas semanas, os coletivos voltarão a circular, também, aos domingos para atender toda a população, e não apenas aos profissionais de saúde. O anúncio foi feito durante pronunciamento do governador Renato Casagrande, na noite desta sexta-feira (14). 

>> Mapa de Risco: Vitória volta a ser classificada no risco moderado

Casagrande anunciou, também, a liberação total do transporte intermunicipal e interestadual, além da reativação do serviço de transporte público durante o período da madrugada na Região Metropolitana.

"Teremos que mudar o transporte público. Estamos funcionando de 5h às 22h, mas a partir da próxima segunda-feira, o Transcol poderá circular em toda a Grande Vitória de 5 horas até meia-noite", disse Casagrande durante apresentação no novo Mapa de Risco. 

Outra regra autorizada pelo Governo do Espírito Santo é em relação ao transporte rodoviário intermunicipal e interestadual.

"Estamos autorizando o retorno da ocupação de 100% desses veículos. A regra estava em um percentual menor, e a partir de segunda-feira, as empresas estão autorizadas a vender 100% das passagens para ocupar todo o espaço dos ônibus". 

O 55º Mapa de Risco Covid-19 terá vigência da próxima segunda-feira (17) até o domingo (23). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 32 em Risco Moderado e outros 28 em Risco Alto. Com o fim da regra de "bloco único" nos municípios da Grande Vitória, a classificação dos municípios passa a ser feita de forma individual.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Veja o mapa que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (17):

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

Confira o pronunciamento na íntegra:


Pontos moeda