Geral

Orla de São Pedro, em Vitória, vai passar por reurbanização; veja fotos

Também está prevista a construção do Centro de Pescado, anexo ao Museu do Pescador e as praças do Caboré e da Quadra

Foto: Blog DestinoES

A orla de São Pedro vai ganhar uma nova cara, com paisagismo, calçadas, ciclovias, deques, rampas, atracadouros, área de manutenção de barcos e Rua Viva. A informação sobre o lançamento do edital de revitalização da orla foi dada em primeira mão pela por Fabiana Tostes, da coluna “De Olho no Poder”, no ano passado.

Já nesta sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) detalhou que essas intervenções fazem parte da primeira fase do projeto de reurbanização da região, e que a ordem de serviço será assinada nesta noite.

Contratado por R$ 96.033.385,96, o objetivo é recuperar essa importante região de Vitória com a requalificação de espaços públicos por meio do desenho urbano da orla. Também está prevista a construção do Centro de Pescado, anexo ao Museu do Pescador e as praças do Caboré e da Quadra.

Segundo a PMV, a primeira fase contempla uma área de 1,16km, da orla de São Pedro à Ilha das Caieiras. 

A região concentra atividades de grande importância para a região. Ali estão localizados os principais grupos ligados ao pescado local, agregando os pescadores, marisqueiros e  desfiadeiras da Ilha das Caieiras e da Região de São Pedro. 

Na área, também se localiza o polo gastronômico da região, tendo como “carro chefe” a comida típica capixaba. Veja as fotos de como ficará o local:

Próxima fase

As intervenções na outra fase (Orla de Santo André à Resistência, num total de 4,04km) contemplam a reurbanização da orla com a construção de rua, estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deck, arquibancadas alagáveis e rampas para barcos, revitalização do Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga Fernandes e a ligação entre Nova Palestina e Resistência.

O projeto

O projeto total abrange a borda da Ilha de Vitória, desde o Parque Tancredão até o Bairro Jabour, numa extensão de 15,5 km de orla urbanizada. A área de influência do Projeto de Requalificação da Orla de São Pedro atinge quatro regiões da cidade, 25 bairros, com cerca de 89.000 habitantes.