Folha Vitória completa 16 anos de jornalismo com credibilidade e foco em inovação
O jornal online se adaptou, no decorrer dos anos, às tendências e necessidades dos leitores, passando a se inserir nas principais plataformas digitais e redes sociais
Com o compromisso claro de um jornalismo profissional, comprometido em deixar o capixaba bem-informado, o Folha Vitória completa 16 anos nesta quarta-feira (10). O veículo, que já nasceu totalmente online, comemora a liderança digital do Estado, e integra o jornalismo da Rede Vitória, ao lado da TV Vitória/Record TV e das rádios Jovem Pan e Pan News.
Além de oferecer cobertura dos principais fatos de repercussão regional e nacional, o Folha Vitória oferece ao leitor informações segmentadas sobre uma pluralidade de assuntos, seja por meio de reportagens, colunas, podcasts, lives, e outros formatos especiais.
O jornal se adaptou, no decorrer dos anos, às tendências e necessidades da audiência, também passando a se inserir nas principais plataformas digitais e redes sociais.
Pioneirismo do Folha Vitória
Celebrando os 16 anos do jornal online, o presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, lembra que o Folha Vitória foi o pioneiro no formato no Espírito Santo e se tornou referência na informação.
"Há 16 anos, o que se via eram jornais impressos que, posteriormente, migraram para o digital. Nós temos o pioneirismo, pois já nascemos digital. Já concebemos o formato do jornal impresso, com todas as editorias e colunas, no digital. Eu considero que o Folha Vitória assumiu um protagonismo na imprensa do Espírito Santo", destacou.
Com uma visão promissora, Americo destacou que o Folha Vitória está sempre atento e preparado para se adaptar às novas tecnologias, sem perder a identidade da imparcialidade e compromisso com o leitor.
"Gosto da ideia da credibilidade do Folha Vitória e se conectar com o futuro e com os outros veículos da Rede Vitória. Vejo uma mídia conectada com o futuro, com as novas tecnologias e novas formas de levar informação para o leitor. Por isso, apostamos no nosso novo slogan de que 'no Folha Vitória a notícia não tem preço, tem valor'", disse.
Informação de qualidade e contribuição social
O diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, destacou que a importância do Folha Vitória vai além de ser apenas uma fonte de informação. Segundo ele, o compromisso da empresa sempre foi o de levar aos leitores e telespectadores uma cobertura jornalística que reflita a diversidade e as demandas de toda a comunidade.
"Somos um canal de diálogo e reflexão, que estimula o pensamento crítico e contribui para a formação de opinião. Ao trazer à tona temas relevantes e promover debates construtivos, buscamos ser um instrumento de transformação e progresso para o Espírito Santo", afirmou.
O superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, também pontuou o compromisso do Folha Vitória de continuar atendendo às necessidades dos leitores no futuro.
"Estamos vivendo um processo que mobiliza novas ações, rupturas, projetos e mudanças estruturais que surgem a todo vapor, em sintonia com as transformações que ocorrem no mundo da comunicação. Diante disso, a Rede Vitória com suas ações mostra que já tem se preparado para viver esses processos."
Inovação, squads e novos desafios
Com uma equipe empenhada e com o compromisso diário de manter o capixaba bem-informado, cada clique se tornou motivo de orgulho. Desta forma pontuou o vice-presidente da Rede Vitória e CEO do Hub de Inovação do Grupo Buaiz (Hugb), Americo Buaiz Neto, que também lembrou da trajetória do veículo e o que se espera daqui para a frente.
"Fomos visionários e tivemos a ousadia de já nascer digital, mas o desafio agora é usar a inovação para construir e pensar como serão os próximos 16 anos", afirmou.
Ainda falando em inovação, palavra de ordem do Grupo Buaiz, o trabalho para avançar não para. A novidade é que cada empresa do conglomerado passou, ainda neste ano, a contar com equipes de trabalho para alavancar iniciativas inovadoras: os chamados squads.
Segundo Americo Buaiz Neto, os squads são fruto do trabalho já realizado em menos de um ano do lançamento do Hugb, resultado de uma metodologia aplicada em equipes de cada empresa do Grupo Buaiz.
Os grupos são formados por colaboradores das empresas. Cada squad possui um brasão e a ideia é associar esse trabalho a de um campeonato de rúgbi, uma alusão ao nome do Hub de Inovação do Grupo Buaiz: Hugb.
Pesquisador e professor da Ufes destaca a importância do jornalismo e a transformação da comunicação
Desde o início, o Folha Vitória está inserido no meio digital, compreendendo a movimentação do mercado da comunicação, que em 2007 já caminhava para uma ampla digitalização das mídias.
O professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutor em Comunicação, José Antônio Martinuzzo, parabenizou o veículo que chamou de “nativo digital”.
“Neste aniversário do Folha Vitória, além de dar os merecidos parabéns, podemos e devemos desejar vida longa ao jornal. Vida longa, porque quanto mais avança a convulsão informacional e se sofisticam as artes e manhas tecnológicas para se produzir falsidades e conteúdos sem a digital do humano, mais o jornalismo vê sua relevância incrementada”, iniciou.
Para o estudioso, há uma fronteira nova para a experiência humana, que é a digitalidade. Ocorre que, segundo ele, infelizmente, esses ciber-territórios se constituem como um “vale-tudo monetizado”, cujo negócio se dá a partir da captura e gestão da atenção de usuários descuidados ou incapacitados para a produção de uma mínima autonomia face o poder do negócio das big techs e os labirintos da técnica cognitiva.
Folha Vitória é selecionado para programas de aceleração digital com Google e Meta
Na busca por oferecer a melhor experiência de consumo de conteúdo aos milhões de leitores, o Folha Vitória se aprimorou ainda mais. O jornal online foi selecionado, em julho de 2022, para participar do GNI Local Lab Brasil, programa do Google News Iniciative, que ofereceu consultorias e apoio para aperfeiçoar o jornalismo digital.
O jornal online da Rede Vitória participou junto com outros veículos de comunicação locais selecionados para a primeira edição do programa no Brasil. O objetivo foi trabalhar o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico das empresas, além de proporcionar o crescimento dos negócios e combater a desinformação.
A consultoria, que durou 10 meses, garantiu apoio técnico, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios.
O programa teve o apoio de consultores e membros de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (Ajor).
Além disso, em fevereiro do ano passado, o Folha Vitória também foi selecionado para participar do programa "Acelerando a Transformação Digital", realizado pela Meta (Facebook), em parceria com ANJ e Aner.
A iniciativa selecionou 25 jornais de todo o país para participar de mentorias e receber investimento para financiar projeto e melhoria de processos.