Armazéns de porto no Centro de Vitória devem ser entregues em junho
As obras tiveram início em agosto de 2023 e aconteceram em três etapas. Na área onde eles ficam serão instalados o Museu Vale e uma escola do Senai
A reforma do cinco armazéns e dos prédios do antigo Porto de Vitória já estão em fase final e as obras devem ser entregues em junho, de acordo com a Vports, que administra o local.
As obras tiveram início em agosto de 2023 e aconteceram em três etapas. Na primeira delas, foram realizadas as reformas dos prédios e armazém, além da limpeza e tratamento de fachadas e alvenaria. Foi também nesta fase que aconteceu o reforço estrutural das edificações.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na segunda etapa, foram realizadas a recuperação dos elementos arquitetônicos e pintura, sendo concluídas as obras estruturais.
Já a terceira fase contemplou os armazéns, que foram pintados. De acordo com a VPorts, esta pintura foi realizada a partir de uma pesquisa para que se chegasse a uma cor similar à original.
Para terminar, ainda é preciso fazer a recomposição da calçada, além da lavagem das telhas para a finalização geral.
Paulo Cesena, membro do Conselho de Administração da Vports, afirmou que a revitalização dos prédios e armazéns é representativa, por se tratar de estruturas históricas do Centro de Vitória.
“Além de ser uma parte importante do porto que, pelas condições estruturais, não vinha sendo utilizada, o conjunto dos cinco armazéns tem uma importância social e histórica significativa para a comunidade de Vitória. Reformar essa estrutura é representativo em vários aspectos", disse.
A reforma é uma das obrigações do caderno de encargos da VPorts. Já há contratos assinados para a utilização dos armazéns. O de número 3 será uma nova escola do Senai.
Leia Também: Museu Vale ganha novo endereço e vai voltar a abrir as portas no ES
Os cursos ofertados serão formações de ensino técnico, tecnólogo, qualificação e aperfeiçoamento. Lá serão capacitados profissionais de logística, gestão portuária, tecnologia da informação e economia do mar. A expectativa é de que a escola seja inaugurada no primeiro semestre de 2025.
Já o armazém 4 será a nova sede do Museu Vale. O de número 5 será disponibilizado para a Secretaria de Estado da Cultura, com uso ainda a definir.