Penitenciária LGBTQIA+ no ES inaugura salão de beleza para detentas
O projeto Espaço Divas é vencedor do Edital de Boas Práticas no campo das Políticas sobre Drogas, vinculada à Secretaria do Governo (SEG)
A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugurou um salão de beleza, o Espaço Divas, na Penitenciária de Segurança Média 2, unidade exclusiva e de referência à população LGBTQIA+.
A iniciativa recebeu a premiação de R$ 40 mil, juntamente com o Projeto Arco-Íris, desenvolvido na unidade prisional. O projeto Espaço Divas é vencedor do Edital de Boas Práticas no campo das Políticas sobre Drogas, vinculada à Secretaria do Governo (SEG).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“O Espaço Divas promete ser um ambiente de aprendizado e profissionalização para nossas internas e internos. Esta é uma iniciativa de extrema importância, pois está alinhada com nosso compromisso de aumentar o envolvimento de detentos em atividades produtivas e educacionais no sistema prisional capixaba. Isso aumenta a possibilidade de ressocialização e contribui com a segurança das unidades”, disse o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
O espaço para realização das atividades de beleza conta com equipamentos profissionais. Foram adquiridos mesas, lavatórios, cadeira de corte, secador, pranchas alisadoras, entre outros produtos destinados ao atendimento do salão.
Duas internas, que têm certificados na área, vão atuar nas atividades. O espaço vai oferecer não só serviços de beleza, mas também cursos profissionalizantes.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Criança de 6 anos é resgatada por vizinhos de apartamento em chamas no RS
A interna Sandrete, que é travesti, já começou a trabalhar no Espaço Divas.
“Estou presa há quatro anos e essa oportunidade é muito gratificante para mim. Exerço a profissão de cabeleireira com muito amor e quando sair daqui vou continuar a trabalhar na minha profissão ainda com mais técnica”, afirmou.
O diretor da Penitenciária de Segurança Média 2, Gabriel Fitaroni Neves da Cunha, destaca a importância do projeto.
“É importante dizer que este projeto só foi possível com o apoio do edital de boas práticas da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas, que premiou nossos projetos no eixo temático da reinserção social. O Espaço Divas não é apenas um salão de beleza, mas também um símbolo de esperança, empoderamento e inclusão, onde cada indivíduo é valorizado por quem é, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, pontuou.
LEIA TAMBÉM: Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE