Geral

Paralisação dos rodoviários: garagem é liberada e ônibus voltam a circular na Grande Vitória

Cerca de 100 coletivos já foram liberados para circulação e sindicato pede conversa com Governo do Estado

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Gabriel Cavalini | TV Vitória

Cerca de 100 ônibus já foram liberados para voltar a circular desde a paralisação de motoristas das empresas Santa Zita e Nova Transporte, que atendem os municípios de Cariacica e Viana. O ato teve início na madrugada desta quinta-feira (09) e afetou passageiros que dependem do transporte público na Grande Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Espírito Santo (Sindirodoviários), Miguel Leite, os coletivos foram liberados para circulação por volta das 7h50. 

"Estamos em conversa com a Ceturb e a Semobi, buscando uma reunião que deve acontecer, provavelmente, amanhã. Se não resolver, vamos parar de novo. Já devem ter uns 100 ônibus que saíram e estão em circulação", explicou ao Folha Vitória.

>> Veja as linhas afetadas pela paralisação 

Entre as reivindicações da categoria estão escalas de trabalho exaustivas, assédio moral, melhores condições de trabalho e outros. Até o momento, segundo o Sindirodoviários, não há previsão para os ônibus voltarem a circular. 

Em nota, a GVBus informou que as empresas Nova Transportes e Santa Zita informam que seguem rigorosamente as regras da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e não reconhecem qualquer dos pontos específicos reivindicados pela categoria. 

Disse ainda que a operação já foi restabelecida e as linhas atendidas por elas já voltaram a circular.

Passageiros revoltados com espera de mais de duas horas

Cerca de 340 linhas de ônibus deixaram de circular na Grande Vitória, o que provocou filas enormes em pontos e terminais. Sem transporte público para chegar ao destino, passageiros que aguardavam a saída dos coletivos do Terminal de Campo Grande, em Cariacica, se revoltaram. 

"Nós fomos surpreendidos por essa paralisação. Os passageiros estão aqui desde 5 horas esperando ônibus, todo mundo precisa trabalhar e não consegue. As pessoas não têm culpa se eles querem reivindicar os direitos deles, porque eles estão passando por cima dos nossos direitos. Eu tenho que trabalhar, dependo de transporte. Todo mundo aqui é trabalhador. Estamos sofrendo algo que não merecemos", disse Daniel Nascimento. 

Saiba mais:  "Queremos trabalhar": passageiros se revoltam com falta de ônibus em terminais de Cariacica

O que diz a Ceturb-ES?

Procurada pela equipe de reportagem, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que a reivindicação dos profissionais da empresa Santa Zita é uma questão trabalhista e deve ser tratada junto à GVBus.

LEIA TAMBÉM: Agências dos Correios no ES recebem doações para vítimas das chuvas no Sul

Disse também que está acionando as demais empresas do consórcio que atende o sistema Transcol para garantir o atendimento da população, ressaltando que os terminais estão operando normalmente e há ônibus em operação em toda a Grande Vitória.