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Obras de novos acessos à Terceira Ponte começam na segunda em Vitória

Intervenções serão realizadas na região conhecida como Regional 5, que abrange Praia do Canto, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Praia do Suá, Enseada do Suá e Santa Helena

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Praça do Cauê, que é um dos acessos à Terceira Ponte, passará por intervenções para melhorar o trânsito

O conjunto de obras para reduzir gargalos no trânsito de Vitória, conhecido como Plano Mobilidade Leste, que criará novos acessos à Terceira Ponte, Ilha do Frade e Ilha do Boi, terá início na próxima segunda-feira (3). 

As intervenções serão realizadas na região conhecida como Regional 5, que abrange os bairros de Praia do Canto, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Praia do Suá, Enseada do Suá e Santa Helena.

A primeira etapa das obras será realizada no entroncamento entre a Avenida Desembargador Santos Neves com a Cezar Hilal, abrindo um novo acesso à Terceira Ponte pela Rua Duckla de Aguiar, em Santa Helena.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, a intenção é aumentar o acesso de veículos pelas duas avenidas, liberando a conversão à esquerda na Duckla de Aguiar. A capacidade dessa via será ampliada de duas para quatro faixas, de acordo com o plano.

"A Avenida Duckla de Aguiar passará a ser mão única, no sentindo praça do pedágio. Ela contará com quatro faixas que serão exclusivas para o acesso à Terceira Ponte", disse Gustavo Perin. 

Durante esta primeira fase de intervenções também haverá inversão de sentido da via entre a Rua Duckla de Aguiar e Praça do Cauê, e da Rua Eurico de Aguiar à Rua Alaor de Queiroz Araújo, além da retirada da rotatória na Eurico de Aguiar. 

O acesso à Praça do Cauê por meio da Rua Almirante Soído deve ser extinto e também na praça haverá intervenções para a melhoria do trânsito no local. 

"Vamos começar a trabalhar também na Praça do Cauê, eliminar algumas arestas da praça para propiciar a instalação de três novas faixas. Também vamos acabar com a rotatória da Eurico de Aguiar. Precisamos realizar todas estas mudanças geométricas", afirmou Perin. 

Esta é a primeira etapa das obras, que contará com cerca de 21 intervenções ao longo de 360 dias, que terão investimento total de R$ 41.979.971,04, o que representa uma queda no valor estipulado na licitação, que era de R$ 44.423.069. 

Acessos à Ilha do Boi

Numa etapa posterior de obras, as regiões da Ilha do Boi e Ilha do Frade também ganharão novos acessos, como foi divulgado pela prefeitura da Capital em dezembro de 2023. Para começar, uma mudança deve beneficiar quem segue para os bairros pela descida da Terceira Ponte. 

Haverá uma abertura ao lado do Monumento ao Imigrante Italiano, na Praça do Papa. O acesso acontecerá via Rua Humberto Martins de Paula, com abertura do canteiro central da Avenida Americo Buaiz, seguindo pela Curva da Jurema.

A Curva da Jurema, inclusive, se tornará mão dupla, na Avenida José Miranda Machado. 

"O novo acesso será pela Humberto Martins de Paula. Será feita uma abertura ao lado do Monumento do Imigrante, o que cria uma via de mão dupla por trás da Curva da Jurema. Quem desce pela Terceira Ponte terá uma alternativa mais rápida para acessar a Curva da Jurema", informou o secretário. 

Na região da Terceira Ponte, a Avenida Marília Rezende Scarton, na parte de baixo da ponte, terá seu sentido invertido, o que vai criar uma nova saída para a Ilha do Boi.

Na Praia do Canto, a intenção é implantar novas baias de ônibus em locais como a Praça dos Namorados e a adição de uma faixa extra na Avenida Moacyr Avidos. Também haverá uma nova faixa de acesso à rua Celso Calmon.

Além disso, haverá novas entradas para a Ilha do Boi, pelas ruas Humberto Martins de Paula e pela Rua Dr. José Alexandre Buaiz.

Veja o planejamento por ruas (1ª etapa de obras)

Avenida Desembargador Santos Neves e Rua Duckla de Aguiar

- Fechar o acesso para a Rua Almirante Soído pela Praça do Cauê, invertendo o sentido da rua.
- Transformar a Rua Duckla de Aguiar em mão única com quatro faixas de acesso à Terceira Ponte.
- Transformar a Avenida Desembargador Santos Neves, garantindo que três faixas entrem na Rua Duckla de Aguiar e outras três na Reta da Penha.
- Permitir o acesso de três faixas da Avenida Desembargador Santos Neves para a Reta da Penha.

Praça do Cauê

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
- Implantar semáforo para a passagem de pedestres.
- Acertar os raios da Praça do Cauê e reurbanizar a calçada.
Rua Eurico de Aguiar e Rua Almirante Soído
- Fechar o acesso para a Rua Almirante Soído pela Rua Alaor de Queirós, invertendo o sentido da via.
- Retirar a rotatória existente entre a Rua Eurico de Aguiar e Rua Almirante Soído.

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