Geral

Parque da Prainha ganha “Marco Zero da Colonização” em Vila Velha

A obra de arte, criada pelo artista plástico Celso Adolfo, faz referência ao início da cidade no ano de 1535. Ela foi inaugurada nas comemorações de 489 anos

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Marco Antonio Antolini

O Parque da Prainha, em Vila Velha, ganhou uma obra de arte a céu aberto, batizada de Marco Zero da Colonização. A inauguração aconteceu na festa de comemoração do aniversário de 489 anos do município na quinta-feira (25). 

A obra, criada pelo artista plástico Celso Adolfo, faz referência ao início da cidade no ano de 1535. No centro, há uma placa, com a imagem de uma caravela, com a seguinte inscrição: “O Espírito Santo nasceu aqui. Vila do Espírito Santo. Vila Velha. 1535.”

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo informações da Prefeitura de Vila Velha, o mosaico conta a história da colonização, retratando Vasco Fernandes Coutinho, o escudo de Portugal, a caravela Glória usada por ele em sua chegada em Vila Velha.

Também estão presentes os povos originários, os pescadores da Prainha, a imagem de Frei Pedro Palácios apontando para as palmeiras do Convento da Penha e o mapa do Espírito Santo elaborado em 1535.

A obra de arte é contornada com uma figura de uma corda náutica, que também está presente na arquitetura da Igreja do Rosário, numa referência a Nossa Senhora do Rosário e à colonização dos portugueses no Espírito Santo.

Foto: Marco Antonio Antolini

LEIA TAMBÉM: Rodovia do Sol será parcialmente interditada no fim de semana para prova de ciclismo