Núbia Barcelos, professora de História da rede pública municipal de Anchieta, recebeu o prêmio Educador Transformador do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) após realizar com seus alunos um álbum de figurinhas da Copa Antirracista.
Por conta do fascínio das crianças pelas figurinhas de jogadores da Copa do Mundo de Futebol, a professora resolveu criar um álbum para promover a diversidade e a igualdade entre os estudantes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em vez de retratar jogadores famosos, as figurinhas destacavam personalidades negras do cenário mundial, nacional, estadual e municipal, como o Mestre Valentim, do Jongo da comunidade de São Mateus, interior de Anchieta.
Ao Sebrae-ES, Núbia apresentou o projeto Copa Antirracista: Promovendo a Diversidade e a Igualdade, que foi planejado durante a formação em serviço dos professores de História e Geografia.
LEIA TAMBÉM: Inclusão e diversão para crianças com deficiência visual
Durante a apresentação, Nubia contou ter realizado sua ideia com os alunos da escola Irmã Terezinha Godoy de Almeida, da Sede de Anchieta, “em uma jornada de aprendizado e conscientização sobre a importância da diversidade racial e da igualdade”.
“Nosso objetivo era criar um ambiente de aprendizado inclusivo, onde todos os alunos se sentissem representados e valorizados”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Capixaba Léo de Paula lança álbum de percussão inspirado na origem do universo
Ela relatou que “ao destacar figuras negras proeminentes, queríamos mostrar aos nossos alunos que a história não é apenas feita por um grupo seleto de pessoas, mas por uma diversidade de indivíduos cujas contribuições moldaram o mundo em que vivemos”.
De acordo com a Prefeitura de Anchieta, por seu trabalho excepcional, o Sebrae concedeu à professora Núbia Barcelos o reconhecimento por participar do Prêmio Educador Transformador, “uma comprovação de seu compromisso com a educação transformadora e sua capacidade de inspirar mudanças positivas”.
LEIA TAMBÉM: Vale abre edital de R$ 30 milhões para projetos culturais. Veja como se inscrever
Durante a cerimônia de premiação, a secretária municipal de Educação, Maria Daniela Sartório Marinho, agradeceu pelo compromisso e dedicação de Núbia por “uma educação que celebra a diversidade e promove a igualdade”.
“Seu projeto é um exemplo brilhante de como a educação pode ser uma força poderosa para o bem em nossa sociedade”, completou.
Confira os professores participantes do projeto Copa Antirracista: Promovendo a Diversidade e a Igualdade
• Geografia:
Cirineu de Athaydes Oss
Fernanda Sampaio Pinheiro
Fernanda Gobetti Ferreira
Marcionei Dos Santos Carvalho
Marcos Sartorio
Renato Almeida Ramos
• História:
Adriana Garcia Anholetti e Silva
Ana Maria Henrique de Faria Fontoura
Caroline dos Santos Andrade Polonini
Cislie Fonseca Neves
Eduardo Schuwartz Borba Pazini
Eugênio de Oliveira Camisão
Flávia Lúcia Araújo da Silva
Rosani Freitas Faria
*Com informações de Núbia Barcelos e da Prefeitura de Anchieta.