CNH Social 2024: lista de aprovados é divulgada
Ao todo, mais de 76 mil capixabas se inscreveram para concorrer a uma das 3.500 vagas
A lista com os nomes dos selecionados na primeira fase do programa CNH Social 2024 foi divulgada nesta segunda-feira (6), no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Ao todo, mais de 76 mil capixabas se inscreveram para concorrer a uma das 3.500 vagas.
Quem foi contemplado deve fazer a matrícula no site do Detran até o dia 20 de maio. Basta acessar a página do programa CNH Social e preencher os dados solicitados para dar início ao seu processo de habilitação.
Após realizar a matrícula, o candidato terá o prazo de 15 dias corridos para ir presencialmente à autoescola indicada na sua matrícula e concluir a abertura do processo (Renach).
Quem não fizer a matrícula dentro do prazo estimulado será desclassificado. Além disso, também perderá o benefício e ficará impedido de realizar nova inscrição no programa por três anos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
As oportunidades são para Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.
Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).
Lista de suplentes do CNH Social: como funciona?
Os candidatos que não forem selecionados terão uma nova oportunidade na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 08 de julho, a partir de 12h, também no site do Detran.
A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de habilitação. Os contemplados devem se atentar aos prazos, de matrícula e das etapas.
Como as vagas do CNH Social são distribuídas?
- 40% para a primeira habilitação (A ou B)
- 20% para a Adição de Categoria A ou B
- 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
Reserva de vagas
Neste ano, além de 5% das vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD), também serão destinadas 8% das vagas para os egressos do sistema prisional. Caso as vagas não sejam preenchidas, o quantitativo vago será revertido para ampla concorrência.