Geral

Santa Rita de Cássia: conheça a história da santa das causas impossíveis

Santa Rita de Cássia, cujo nome de batismo era Margherita Lotti, é conhecida como "Advogada das Causas Impossíveis"

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória


Foto: Thaiz Blunck | Folha Vitória
Catedral de Vitória terá programação especial para homenagear Santa Rita de Cássia nesta quarta-feira

O dia de Santa Rita de Cássia, uma das santas mais populares e veneradas pela Igreja Católica, é celebrado nesta quarta-feira, 22 de maio. Devotos ao redor do mundo se reúnem para homenagear a santa conhecida como a "Advogada das Causas Impossíveis", participando de missas, procissões e novenas.

Santa Rita de Cássia, cujo nome de batismo era Margherita Lotti, nasceu em 1381 na cidade de Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Foi esposa e mãe dedicada, mas também passou por momentos de dificuldade ao perder seu marido e seus filhos.

Desde jovem, demonstrou um grande desejo em se dedicar à vida monástica. No entanto, por obediência aos pais, casou-se com Paolo Mancini, um homem de temperamento difícil e violento.

Conheça a história de Santa Rita de Cássia

Durante os anos de casamento, Rita enfrentou com paciência e muita oração as adversidades. Com o tempo, ela conseguiu converter seu marido, transformando-o em um homem mais dócil e devoto.

Foto: pexels

O casal teve dois filhos: Giangiacomo Antonio e Paulo Maria, que também foram influenciados pelo exemplo de fé da mãe. Rita, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo a eles. 

Em sua vida, Rita passou por um grande sofrimento ao ver o marido assassinado por envolvimento em uma disputa familiar e, depois, ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Como um ato de amor por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse grave pecado. Pouco tempo depois, os dois rapazes foram acometidos por uma doença morreram. 

Sem os filhos e o marido, ela entregou-se à oração e decidiu entrar para o Convento Agostiniano, em Cássia. Inicialmente, enfrentou resistência, mas foi aceita após uma série de eventos milagrosos.

No convento, Rita viveu uma vida de intensa oração, austeridade e serviço ao próximo. Sua profunda espiritualidade e devoção levaram-na a receber estigmas em sua testa, em memória da coroa de espinhos de Cristo, o que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso, precisou viver resguardada.

Ela faleceu em 1457 e foi canonizada pelo Papa Leão XIII em 1900. A devoção a Santa Rita de Cássia se espalhou rapidamente, e ela foi reconhecida como a santa das causas impossíveis, sendo invocada por aqueles que enfrentam situações desesperadoras e buscam soluções para problemas aparentemente insolúveis.

A Oração a Santa Rita de Cássia

A devoção a Santa Rita é marcada por orações fervorosas pedindo sua intercessão em situações desesperadas e causas impossíveis. Uma das orações mais conhecidas é a seguinte:

"Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que, necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tendes o incomparável título de Santa das causas impossíveis e desesperadas. Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça de que tanto necessito. Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celestial Esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança; por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós."

Missas e procissão em homenagem à Santa Rita em Vitória

A Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na Praia do Canto, em Vitória, conta com programação especial para homenagear sua padroeira nesta quarta-feira (22). As  missas aconteceu às 7h, 9h, 12h, 15h, encerrando com missa e procissão às 18h30. A súplica acontece ``às 10h30.

Na Catedral de Vitória, como acontece tradicionalmente todos os anos, haverá a Súplica à Santa Rita de Cássia e Benção do Santíssimo Sacramento às 12h. Logo depois, às 18h, haverá outra missa.