Sem ônibus! Paralisação de rodoviários pega passageiros de surpresa na Grande Vitória
A paralisação começou na madrugada desta quinta-feira (9) e cerca de 340 ônibus que atendem os municípios de Cariacica e Viana estão parados
Terminais e pontos de ônibus de Cariacica amanheceram lotados na manhã desta quinta-feira (9) por conta de uma paralisação de motoristas das empresas Santa Zita e Nova Transporte, que atendem os município de Cariacica e Viana.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), o ato começou ainda na madrugada e cerca de 340 ônibus estão parados.
Entre as reivindicações da categoria estão escalas de trabalho exaustivas, assédio moral, melhores condições de trabalho e outros. Até o momento, segundo o Sindirodoviários, não há previsão para os ônibus voltarem a circular.
"Essa reivindicação é por conta do assédio moral que a empresa faz com os trabalhadores, além de escalas excessivas, pois eles nos colocam para trabalhar já gerando hora extra. Tem também a questão do ponto eletrônico, além do assédio contra os trabalhadores. Nós já tivemos reunião com a Ceturb e passamos todos os problema. Estamos esperando retorno da empresa e uma garantia de que vão resolver o problema. Assim que tivermos essa garantia, os ônibus voltam a operar", informou um representante do sindicato.
Veja algumas linhas afetadas pela paralisação:
- 500 (Terminal de Itacibá – Vila Velha)
- 504 (Terminal de Itacibá – Terminal de Jacaraípe)
- 509 (Terminal de Campo Grande – Terminal de Carapina)
- 515 (Terminal de Campo Grande – Terminal de Laranjeiras)
- 526 (Terminal de Campo Grande – Terminal de Vila Velha)
- 591 (Terminal de Campo Grande – Serra)
- 700 (Terminal de Itacibá – Terminal de Campo Grande).
Terminais lotadores nesta manhã
No Terminal de Itacibá, quem depende do transporte público encontrou longas filas logo no início da manhã. Sem ter o que fazer e sem previsão para retorno para circulação dos ônibus, muitos passageiros optaram por voltar para casa.
O que diz a Ceturb-ES?
Procurada pela equipe de reportagem, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que a reivindicação dos profissionais da empresa Santa Zita é uma questão trabalhista e deve ser tratada junto à GVBus.
Disse também que está acionando as demais empresas do consórcio que atende o sistema Transcol para garantir o atendimento da população, ressaltando que os terminais estão operando normalmente e há ônibus em operação em toda a Grande Vitória.
"A Companhia irá receber representantes do sindicato, ainda nesta manhã, para acompanhar a reivindicação e tratativas", diz a nota.