![Após 12 anos, Unidade Frigorífica que atenderá o Caparaó será inaugurada em Guaçuí Após 12 anos, Unidade Frigorífica que atenderá o Caparaó será inaugurada em Guaçuí](https://uploads.folhavitoria.com.br/2024/10/laL8scmm-frigorifico-1-jpg.webp)
![](https://uploads.folhavitoria.com.br/2024/10/laL8scmm-frigorifico-1-jpg.webp)
O município de Guaçuí vai receber, depois de 12 anos, a Unidade Frigorífica Regional Sul. A inauguração será realizada na próxima sexta-feira (24), na sede, localizada na Rodovia Paulo Pereira Gomes. Os investimentos na Unidade ultrapassam os R$ 3 milhões, incluindo a aquisição da área, construção de toda a estrutura e instalação de equipamentos.
O investimento é um esforço da Prefeitura, que direcionou recursos próprios e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal; e do Governo do Estado, por meio de convênio e recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Os equipamentos são compostos por 70 itens, que ao todo somam 30 mil kg, instalados para o abate de bovinos e suínos. Todo o material foi confeccionado sob medida, de maneira customizada, levando em consideração as dimensões estruturais do frigorífico. Com a unidade frigorífica em funcionamento, será possível abater 80 bovinos e 50 suínos, por dia.
A prefeita Vera Costa (PDT) disse que a parceria com Governo do Estado foi importante para a conclusão do frigorífico. “Este é um empreendimento muito importante para a região do Caparaó, que contribuirá com o desenvolvimento de Guaçuí e vai gerar emprego e renda. O empenho do Governo do Estado, por meio da Seag, foi fundamental para finalizarmos a unidade”, comenta.
Homenagem
O frigorífico recebeu o nome do pecuarista Gregório Trigo Gil, que faleceu em setembro de 1984, aos 87 anos. Com uma vida resumida em simplicidade e honradez. Casado com Maria Vaillant Trigo, criou 12 filhos, formando uma das mais tradicionais famílias de Guaçuí.
Praticamente todos os filhos e netos dão continuidade ao que Gregório sempre acreditou: na força da gente boa do município e na vocação para o contínuo desenvolvimento da região, reinvestindo todos os recursos na terra que acolheu o chefe da família.
Gestão e operação
Para que a Unidade Frigorífica Regional Sul “Gregório Trigo Gil” entre em funcionamento são três etapas, das quais já foram concluídas duas: término da obra física; e aquisição e instalação dos equipamentos. Está em andamento atualmente a licitação da gestão e operação.
Essa última etapa – gestão e operação – será entregue à iniciativa privada, no caso para à empresa que vencer a licitação, conforme exigências do edital a qual deverá possuir experiência no ramo de abate de bovinos e suínos.
A primeira chamada da licitação foi realizada no dia 30 de maio, apenas uma empresa compareceu, mas não apresentou todos os documentos exigidos, conforme edital, o que fez fracassar o certame. Por causa disso foi realizada nova concorrência pública para a concessão, com uma segunda chamada e nova publicação do edital. A abertura das propostas será no dia 18 de julho.