Geral

Serviços não essenciais não devem abrir aos fins de semana, determina Prefeitura de Linhares

Além disso, alguns seguimentos vão funcionar em horários alternados

Foto: Secom/PML
Centro de Linhares.

A parte do comércio considerada como não essencial não vai mais abrir aos fins de semana. É o que determina a Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo. A medida segue um decreto do governo estadual, publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (30).

De acordo com a decisão da prefeitura, serviços não essenciais, como material de construção, loja de carros e vestuário (detalhes abaixo), não devem abrir as portas aos sábados e domingos. A decisão já está em vigor. Ou seja, neste fim de semana já não funcionam.

Para os setores do comércio que já vinham funcionando durante a semana (detalhes abaixo), a prefeitura também fez novos ajustes. Parte das lojas começa a funcionar às 8h e segue com os trabalhos até às 14h. Outros seguimentos, de 10h até 16h. Todos de segunda à sexta-feira. A medida começou a valer nesta quarta-feira (3).

Segundo a prefeitura, os serviços de delivery poderão funcionar normalmente. O cliente também vai poder retirar o pedido na área externa do estabelecimento, mas as recomendações da Vigilância Sanitária devem ser seguidas, como a higienização correta das mãos e de equipamentos utilizados para pagamento. Setores considerados essenciais, como farmácias e supermercados, continuam abrindo normalmente.

Linhares, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nessa terça-feira (2), tem 213 casos confirmados de coronavírus e oito mortes por causa da doença. Dois óbitos foram registrados nessa terça.

Blocos de funcionamento

A Prefeitura de Linhares classificou os setores do comércio e os dividiu em blocos. O bloco 1, por exemplo, é dos serviços considerados essenciais como farmácias, drogarias, comércio atacadista, distribuidoras de gás, de água e de energia, prestadoras de serviços de internet, supermercados, padarias, açougues, mercearias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados de animais, postos de combustíveis, lojas de conveniências, casas lotéricas, revendas agropecuárias e congêneres, armazéns gerais, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas, oficinas de máquinas agrícolas, lavanderias, laboratórios, clínicas, hospitais, consultórios médicos, odontológicos, fisioterápicos e demais serviços de saúde, serviços advocatícios e contábeis hotéis e pousadas, transporte de passageiros e de entrega de cargas, imprensa, instituições financeiras e seus correspondentes, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, bancas de jornais e revistas.

Já os setores do bloco 2 são aqueles que devem funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Estão neste grupo lojas de vendas de materiais de construção, de ferragens, ferramentas, material elétrico, material hidráulico, tintas, vernizes e materiais para pintura, pedras ornamentais e de revestimento, tijolos, vidraçaria, madeira e artefatos de cimento, lojas de vendas de peças automotivas, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônico, papelarias, livrarias, lojas de celulares, prestadores de serviços de eletrônicos e acessórios, informática, artigos para escritório, estúdios de revelação e impressão fotográficas, gráficas, copiadoras, papelarias, livrarias e colchões.

Os seguimentos do bloco 3 são os que vão abrir às 10h e fechar às 14h, sempre de segunda à sexta-feira. Seguem a norma lojas de vestuário, cama, mesa e banho, artigos esportivos, utilidades do lar, calçados, bolsas e demais acessórios, tecidos, armarinhos, cosméticos e perfumarias, joalherias e bijuterias, óticas, floricultura, artigos para festas, chocolates, bombonieres e lojas de vendas de veículos automotores, açaiterias, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e sorveterias.

Lembrando que os setores dos blocos 2 e 3 não devem abrir aos sábados.

Pontos moeda