
Por conta da pandemia do covid-19, o Governo do Estado tem realizado agendamento online para a retirada da carteira de identidade, mas diversas reclamações têm sido feitas por aqueles que procuram o serviço.
A pessoas estão encontrando dificuldade para realizar o agendamento em todos os sites disponibilizados, se deparando com mensagens de alerta, avisando sobre a falta de vagas.
No site da Prefeitura de Vitória aparece a seguinte frase: “Informamos que todas as vagas estão preenchidas no momento. O serviço é uma parceria da Prefeitura de Vitória com a Polícia Civil e o sistema libera novas vagas de segunda a sexta, às 12h”.
Segundo o coordenador do Posto de Identificação Civil, da Polícia Civil, Jorge Jose de Morais, diversos fatores têm prejudicado o andamento dos atendimentos nas páginas disponíveis pelo estado, uma delas as restrições e medidas de proteção ao não contágio do novo coronavírus.
“Muitos servidores hoje estão trabalhando em home office, outros com comorbidade estão afastados e tem aqueles que também são contaminados. Tivemos que promover um novo modo de atendimento para não promover aglomeração. Isso impacta na redução da capacidade de atendimento”, explicou o coordenador.
Além disso, outro fator que tem dificultado o agendamento é a ausência das pessoas nos pontos de atendimento no dia agendado. Em alguns locais foram registrados cerca de 70% de faltas de pessoas que não compareceram no dia marcado.
“De cada dez agendados, sete não comparecem para a fazer a emissão do documento. Se essas sete pessoas que não puderam ir ao atendimento tivessem realizado o cancelamento, as vagas teriam retornado para o site dando oportunidade para outras pessoas”, ponderou.
Segundo Jorge, o Posto de Identificação Civil vem analisando esses dados para adotar medidas que possam reduzir este tipo de ocorrência. Além disso, informou que nas próximas semanas novos postos de atendimento e vagas de agendamentos serão liberadas para a população.
Postos de atendimentos
Casa do Cidadão : O atendimento para emissão da Carteira de Identidade acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas. O agendamento é feito no site da Prefeitura de Vitória.
Assembleia Legislativa: O serviço de emissão de Carteira de Identidade da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, localizado na Assembleia Legislativa do ES, atende exclusivamente por meio de agendamento eletrônico.
Faça Fácil- O agendamento para a emissão do documento e outros serviços estão sendo realizados por meio eletrônico. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Outros postos de atendimento e agendamentos podem ser feitos através do aplicativo ES na Palma da Mão. O aplicativo está disponível para android e IOS.