Lei Geral de Proteção de Dados é um dos temas da 2ª edição do Formar em Rede
Há menos de um ano em vigor, a LGPD tem como objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, e o livre desenvolvimento da personalidade dos cidadãos
Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é responsável por definir os direitos de indivíduos em relação às suas informações pessoais e as regras para coleta e registros de dados.
Criada em 2018, a lei passou por modificações até ser publicada. O objetivo é proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, e o livre desenvolvimento da personalidade dos cidadãos.
A LGPD preza pela proteção de todos os dados que identifiquem uma pessoa, como o nome, RG, CPF, CNH, e-mail, etc. A lei também trata da proteção dos dados de pessoas jurídicas como o CNPJ, a razão social, o endereço comercial, entre outros.
A aplicação da lei é tema da mesa Lei Geral de Proteção de Dados, que ocorrerá no dia 29, durante a segunda edição do Formar em Rede. A mesa irá contar com a presença de Rubia Giestas, Roberto Schulze e Valcemiro Nossa.
As inscrições para participar do Formar em Rede são gratuitas e podem ser realizadas pelos site. O evento oferece formação para pessoas do terceiro setor.
Neste ano, o tema proposto pela organização são os “Novos cenários e suas exigências para as organizações da sociedade civil”.
A temática irá abordar as atuais demandas e os desafios que têm se colocado ao funcionamento das organizações da sociedade civil, trazendo orientações para o setor e boas práticas de organizações em continuar prestando um serviço de excelência.
Cenário atual
Para o diretor-presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, a discussão em torno da LGDP ganhou ainda mais importância em virtude do crescente uso dos ambientes virtuais.
“É de extrema importância porque de um lado você tem a necessidade de controle de dados das pessoas exatamente para que esses dados não sejam automaticamente expostos. Como isso vem sendo cada vez mais presente no nosso dia a dia, tornou-se necessária uma regulamentação e com isso, as empresas têm que se adequar a essa nova legislação e que, de certa forma, gera um impacto positivo”, pontuou.
Transmissão ao vivo
O evento será realizado em formato presencial, em Vila Velha, e ainda contará com transmissão ao vivo pelo Folha Vitória.
Nesta edição, o Formar em Rede contará com a presença de profissionais das Ativo Consultoria, Buaiz Alimentos, Conselho Regional de Contabilidade, Fucape, Instituto Ponte, Instituto Todos os Cantos, Secri, Mesa Brasil Sesc, Bem Comum, Singular Contabilidade e VMV Consultoria.
II Formar em Rede
Tema: Novos cenários e suas exigências para as organizações da sociedade civil
Data: 29 de junho de 2021
Local: Anexo da Fundação Carmem Lucia - Rodovia do Sol, 3499 – Barra do Jucu, Vila Velha
Informações: (27) 2125-2999/ (27) 99513-4593 (WhatsApp)
Confira a programação:
8h30 – Café/ visita aos stands
9h00 – Abertura
9h30 – Palestra “Novos cenários e suas exigências para as organizações da sociedade civil”, com Ana Cláudia Simões (Ativo Consultoria)
11h00 – Abertura para perguntas
11h15 – Mesa “Lei Geral de Proteção de Dados”, com Rubia Giestas (Buaiz Alimentos), Roberto Schulze (Conselho Regional de Contabilidade - CRC) e Valcemiro Nossa (Fucape)
13h15 – Abertura para perguntas
13h30 – Almoço/visita aos stands
14h40 – Painel sobre soluções das OSCs para operar em 2020, com Bartira Gomes de Almeida (Instituto Ponte), Juca Magalhães (Instituto Todos os Cantos) e Alzirenes Boaventura (Secri)
16h10 – Abertura para perguntas
16h30 – Encerramento/café/ visita aos stands
Stands para serem visitados nos intervalos:
Mesa Brasil SESC;
Bem Comum;
Ativo Consultoria;
Singular Contabilidade;
VMV Consultoria.