Geral

Alinhamento raro entre cinco planetas poderá ser visto no ES. Saiba como observar

Segundo o coordenador Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) Márcio Malacarne, para observar o espetáculo não será necessário o uso de equipamentos especiais

Foto: Reprodução/GOA-Ufes

Um alinhamento raro entre cinco planetas do sistema solar vai encantar amantes da astronomia nesta quinta (23) e sexta-feira (24). Os astros Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu no céu do Espírito Santo, em conjunção com a Lua antes do amanhecer, das 4h50 às 5h30. 

Segundo o coordenador Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) Márcio Malacarne, para observar o espetáculo não será necessário o uso de equipamentos especiais. 

"Não será preciso o uso de um telescópio, basta olhar para o lado Leste-Nordeste, antes do nascer-do-sol. Apesar disso, é importante uma boa condição climática. No céu, os astros serão os mais brilhantes", detalhou
Foto: Reprodução/GOA-Ufes

O especialista ainda ressaltou que a Lua  também entrará em conjunção com outros dois planetas nos demais dias.

"Até o dia 26 de junho será possível observar o planeta Mercúrio, que estará bem abaixo do horizonte. O melhor horário é entre as 4h50 até às 5h30, quando estará mergulhado na luz do alvorecer", explicou Márcio 

No domingo (26), a Lua minguante estará ao lado de Vênus e Mercúrio logo abaixo, com o aglomerado das Plêiades — um grupo de estrelas na constelação do Touro — ao lado direito, completando a beleza e facilitando sua localização.

De acordo com o coordenador, Urano e Netuno também estarão no céu. No entanto, é necessário binóculo ou telescópio para vê-los, já que não são visíveis a olho nu.

Todos os anos podemos contemplar os planetas visíveis a olho nu, mas nem sempre juntos no céu. A última vez que isso aconteceu de madrugada foi em 2016. O último que aconteceu depois do pôr-do-sol foi há 20 anos, em 2002.

LEIA TAMBÉM: >> Planetário de Vitória tem programação especial no aniversário de 27 anos

Pontos moeda