Geral

Elas chegaram! Temporada de turismo inicia com número recorde de baleias Jubarte no ES

Para quem estava ansioso pela chegada das gigantes, a partir da próxima sexta-feira (24) será possível embarcar para vê-las no Espírito Santo

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Bruna Resende - Projeto Amigos da Jubarte
As gigantes chegaram!

Para quem estava ansioso pela chegada das gigantes, a partir da próxima sexta-feira (24) será possível embarcar para ver as baleias Jubarte no Espírito Santo. E a temporada promete: durante o treinamento prático anual dado pelo Projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab, nesta sexta-feira (17), para guias de turismo, mestres de embarcação e pesquisadores foi registrado o recorde de mais de 30 Jubartes.

Durante as oito horas de capacitação realizada nesta sexta, além das baleias, foram vistos golfinhos-nariz-de-garrafa e diversas aves marinhas.

E sobre a quantidade inesperada de baleias, o coordenador-geral do projeto, Thiago Ferrari, afirmou que, por conta disso, o início da temporada turística vai começar mais cedo neste ano. “No ano passado tivemos um número reduzido comparado com o que estamos vendo nesta temporada. O número está muito grande e confirma uma tendência de que o turismo vai começar mais cedo. Nos anos anteriores começávamos em meados de julho, mas neste ano antecipou para este mês”, disse.

A razão de no ano passado ter sido visto um número menor de Jubartes ainda é estudada. Uma hipótese científica é de que as baleias não tenham tido tanto êxito na fase de alimentação, que é realizada na Antártida, entre novembro e março, antes da vinda para as águas quentes - onde acontece a reprodução da espécie.

“Isso porque talvez, pela crise climática e aquecimento global, tenha havido uma menor oferta de kril - pequenos crustáceos. E, para a migração, gasta-se muita energia. Assim, o número de baleias que migraram foi menor, já que, havendo menos alimento, há menos energia e, consequentemente, menos baleias”, explicou o ambientalista.

LEIA TAMBÉM: >> Fim de semana com mudança nas temperaturas no ES. Veja a previsão do tempo!

“Das 25 mil baleias que potencialmente migram para as águas quentes, neste ano é possível que venham na totalidade. Pelo visto, elas se alimentaram direitinho”, brincou Ferrari.

Para os interessados em ver as baleias e golfinhos de perto na temporada 2022, basta entrar no site: www.queroverbaleia.com