Para alguns capixabas, a cidade mais fria do Espírito Santo pode ser Santa Teresa ou qualquer cidade do Caparaó capixaba em torno do Pico da Bandeira, o qual é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.989 metros de altitude.
No entanto, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Climatempo, a temperatura mais baixa foi registrada no distrito de Aracê, em Domingos Martins, em 14 de julho de 1963, com -1 °C.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Apesar da temperatura mais baixa em Domingos Martins, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta como menor registro 2,6 °C em 1 de junho de 1979, no município de Venda Nova do Imigrante.
Diante dos dados oficiais dos institutos, as duas localidades são consideradas as mais frias do Espírito Santo. Ainda segundo o Inmet, a próxima temperatura mais baixa aconteceu em 31 de julho de 2007, em Muniz Freire, no Caparaó com 3,4 °C.
Um fato inusitado do ano passado é que em 19 de maio de 2022, a cidade mais fria do Estado foi Venda Nova do Imigrante com 3,9 °C, quase chegando próximo do seu registro histórico.
Curiosidade: a menor temperatura de Vitória, no Espírito Santo, aconteceu em julho de 1929
O menor registro de temperatura na capital Vitória, segundo o Incaper e o Inmet, foi de 10,3 °C, em 21 de julho de 1929, obtido na estação convencional.
Segundo o Incaper, essa estação foi instalada em 1924 e, atualmente, está localizada na Ilha de Santa Maria, sendo a estação com maior tempo de operação no Estado, com quase 100 anos de registros de dados.
Já com os sensores eletrônicos que equipam a estação automática de Vitória, localizada em Goiabeiras desde 2006, obteve o menor registro de 12 °C, em 4 de setembro de 2011, segundo o Incaper.
Estações meteorológicas guardam históricos de temperaturas das cidades mais frias no Espírito Santo
Segundo o Incaper, a estação meteorológica de Aracê, em Domingos Martins, foi instalada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Terras e Colonização do Estado do Espírito Santo, em 1956, na antiga “Estação Experimental Mendes da Fonseca”.
Após várias modernizações e atualizações, essa estação foi substituída em 2010 por uma estação meteorológica automática. Porém, de acordo com o Incaper, devido à mudança de posição, uma nova série de dados foi registrada.
Em Venda Nova do Imigrante, o Incaper afirma que a estação meteorológica foi instalada pelo Inmet em 1977 e operou até 2005, ano em que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) instalou uma estação automática que operou até 2013.
Com a desativação deste equipamento, após um período sem leitura de dados, o Inmet instalou um novo equipamento que segue operando normalmente.
Uma curiosidade que o Incaper traz é que o equipamento de Domingos Martins está instalado a 727 metros acima do nível do mar. Já a altitude do de Venda Nova do Imigrante está instalado 950 metros acima do nível do mar.
Qual a estação meteorológica mais alta do Espírito Santo?
Atualmente, segundo dados oficiais do Incaper e do Inmet, a estação meteorológica mais alta instalada no Espírito Santo encontra-se em Santa Teresa.
A estação fica localizada na área da sede do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Teresa (DTCEA-STA), uma unidade da Força Aérea Brasileira localizada a uma altitude de 975,9 metros acima do nível médio do mar.