A Prefeitura de Vitória está solicitando à EDP que seja feita vistoria em uma rede elétrica na Ponte da Ilha do Frade, na Capital.
O pedido acontece após um adolescente de 15 anos ter fraturado o punho depois de tomar um choque elétrico ao se apoiar no guarda-corpo da ponte, que é feito em inox. O caso aconteceu na última quinta-feira (08).
E tanto a prefeitura quanto a EDP mantêm sistemas elétricos na área em que o acidente com o menor ocorreu, porém com finalidades e tensões distintas, conforme informações do secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana da Capital, Alex Mariano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em conversa com a reportagem do Folha Vitória na tarde deste sábado (10), Mariano, além de confirmar o acidente envolvendo o adolescente, também afirmou que equipes da prefeitura têm ido ao local, diariamente, desde a última quinta, e que as análises feitas até agora mostram que a descarga que atingiu o menor não teve origem no sistema elétrico mantido pelo Executivo municipal, segundo ele.
O secretário também frisou que o sistema da prefeitura é de baixa tensão e que é utilizado apenas para a manutenção das lâmpadas de led que fazem a iluminação na região.
“A nossa equipe tem ido ao local desde ontem. Fizemos testes em nossos sistemas e percebemos que, mesmo com tudo desligado, ainda havia corrente elétrica passando naquela altura da ponte, o que mostra que o problema pode estar relacionado ao sistema da EDP, que é de média tensão e que passa embaixo da ponte. Tudo indica que esses cabos de média tensão podem estar com fuga de corrente”, disse.
Mariano ainda ressaltou que, por outro lado, a rede elétrica da EDP, hoje, é responsável por abastecer toda a região da Ilha do Frade.
“O sistema da EDP abastece a Ilha do Frade e possui uma tensão maior. Nossa tensão, lá, é muito baixa. Por isso estamos comunicando à empresa, para que seja avaliado o que realmente aconteceu”, pontuou.
No início da noite deste sábado, Mariano compartilhou com a reportagem imagens de testes sendo feitos no sistema da prefeitura. No registro enviado pelo secretário, é possível ver um medidor de tensão elétrica conectado a uma parte do corrimão da ponte.
Veja imagem abaixo:
O secretário voltou a reforçar que, mesmo com o circuito ligado, o aparelho não mostra a passagem de tensão elétrica quando conectado ao sistema da prefeitura. A testagem foi realizada na presença de uma equipe da EDP.
A corrente de energia tanto no viário quanto na iluminação cênica, tem sido desativada, até que a apuração seja concluída.
Questionado se o comunicado já havia sido encaminhado à EDP, o secretário informou já ter pedido à sua assessoria que desse seguimento ao processo de notificação da empresa.
EDP diz que rede no local está dentro das normas de segurança
Procurada para comentar a notificação da prefeitura, a EDP informou, por nota, que foi “acionada após a informação de uma ocorrência na ponte da Ilha do Frade, e que uma equipe técnica foi prontamente enviada ao local”.
A empresa sustenta que durante análise feita no local teria constatado que a rede elétrica sob sua responsabilidade “encontra-se dentro das normas técnicas e de segurança”.
Por fim, a companhia reiterou que contribuirá com a prefeitura na análise da situação, em especial após a instalação dos corrimãos metálicos.
Adolescente foi socorrido e teve braço engessado após receber descarga elétrica
Devido à fratura, o adolescente foi socorrido por uma equipe do Samu e, em seguida, levado para o hospital, onde passou por exames, teve o braço engessado e foi liberado para voltar para casa.
Alegando não ter conseguido contato com os familiares do adolescente até o momento, Mariano disse ter poucos detalhes sobre o que realmente ocorreu.
“Recebemos informações de que ele estava sem camisa, descalço e com a mão úmida. Acredito que a fratura no punho aconteceu com impacto da queda, após o choque. Ainda não consegui contato com os familiares dele”, contou o secretário.