Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos entrega renúncia ao Papa Francisco
Dom Dario deve permanecer no cargo enquanto o sumo pontífice não escolhe o novo arcebispo
O arcebispo de Vitória formalizou o pedido de renúncia ao Papa Francisco. Durante a missa de comemoração dos seus 75 anos, realizada na sexta-feira (09) na Catedral Metropolitana de Vitória, Dom Dario Campos disse que já entregou sua carta pedindo para deixar a função.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A decisão atende as determinações do Código de Direito Canônico, que estabelece que o ocupante do cargo renuncie ao completar 75 anos de idade.
Dom Dario deve permanecer no cargo enquanto o sumo pontífice não escolhe o novo arcebispo. Não há prazo para a escolha do ocupante do cargo, conforme informou a Arquidiocese ao Folha Vitória. Após a posse do sucessor, Dom Dario Campos passa a ser arcebispo emérito.
Natural de Castelo, no Sul do Espírito Santo, Dom Dario é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Fez profissão religiosa em 10 de janeiro de 1975 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1977.
LEIA TAMBÉM: Dia de Santo Antônio: entenda a tradição da bênção dos pães
Ele foi nomeado bispo coadjutor de Araçuaí, em Minas Gerais, em 5 de julho de 2000. Entre 2001 e 2004 exerceu a missão de bispo diocesano de Araçuaí. Depois, foi bispo diocesano de Leopoldina, também em Minas Gerais.
Dom Dario deixou a função em 2011, quando foi nomeado bispo de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Em janeiro de 2019, tomou posse como arcebispo, após Dom Luiz Mancilha Vilela renunciar.