Castelo começa a preparar os tapetes para Corpus Christi
Confecção dos tradicionais tapetes completa 60 anos em 2023; a intenção da festa que começa na quarta (07) é enfeitar mais de 2 km de ruas e avenidas da cidade
Uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, a 60ª “Festa de Corpus Christi de Castelo”, promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, em parceria com a prefeitura da cidade, vai acontecer nas próximas quarta (07) e quinta-feira (08).
Este ano, o tema da festa será “Pão em todas as Mesas” e para a confecção dos tapetes serão utilizados materiais como: palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, cipreste, flores, papel, entre outros.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mais de três mil voluntários diretos e indiretos estão trabalhando durante meses nos preparativos da festa e na montagem dos quadros e passadeiras.
Além da confecção dos tapetes com mais de cinco mil metros quadrados em dois mil e duzentos metros de ruas e avenidas, a programação da festa também vai contar com missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, missa campal presidida pelo bispo arquidiocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, procissão com o Santíssimo Sacramento e queima de fogos.
“Essa será uma festa especial, são 60 anos dos nossos tapetes! Estamos empenhados em fazer uma festa linda e inesquecível. Convido a todos para participarem desse momento de fé, arte e tradição”, ressaltou João Paulo Nali, Prefeito de Castelo.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Turista surpreende namorada com pedido de casamento em mosteiro de Ibiraçu
Durante o evento, moradores e visitantes também poderão aproveitar outras atrações como a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”, a “Praça de Alimentação das Entidades” e a “Feira de Ambulantes” na Avenida Nossa Senhora da Penha.
O evento é realizado pelos Frades Agostinianos Recoletos da Paróquia Nossa Senhora da Penha em Castelo, o Instituto Cultural "Irmã Vicenza" em parceria com a prefeitura da cidade.
Saiba mais sobre Corpus Christi
A Festa de Corpus Christi é a celebração, para a Igreja Católica, de comemoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã. Para os católicos, o pão e vinho consagrados na missa pelo padre se tornam, respectivamente, corpo e sangue de Cristo.
A comemoração teve origem na Baixa Idade Média, mais precisamente no ano de 1264, quando foi instituída pelo Papa Urbano IV, por meio da Bula “Transiturus de hoc mundo"’.
No Brasil, os primeiros registros da celebração do Corpo de Cristo remontam aos anos iniciais da colonização. Em carta datada de 09 de agosto de 1549, o sacerdote jesuíta português Manuel da Nóbrega relatava que “outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”.
Castelo celebra 60 anos da festa em 2023
Em Castelo, no fim da década de 50, já era costume erguer altares em determinados pontos da cidade. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda(ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.
No ano de 1963, Zuleide Pereira da Silva, a “Irmã Vicência” (1928-1999) , das Filhas da Caridade, confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia.
Em 1964, com o apoio do Frei José Osés, vigário da Paróquia, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional. No ano de 2013 comemoramos o seu cinquentenário.
Das folhas secas de mangueira usadas inicialmente, novos produtos foram sendo acrescentados, entre eles terra vermelha, flores e palha de café e arroz, pedras granuladas, moídas, brancas ou coloridas, borra de café, ramos picados de ciprestes, pó de serra tingido(ou natural), pó de pneus, cal, tampinhas de garrafas pet, bolas de gude e muitos outros.
São milhares de metros de tapetes e passadeiras confeccionados pela população que, distribuídas em várias equipes, faz brotar obras de arte com os mais belos motivos de fé cristã. São os “artistas anônimos”, que no dia anterior à comemoração vencem o frio das noites de junho e trabalham arduamente para preparar tapetes e passadeiras que renderão homenagens à presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Na quinta feira, em alusão à quinta feira santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia, a cidade amanhece enfeitada. O respeito, a admiração e a profunda religiosidade podem ser vistos e sentidos em cada uma das pessoas que participam, direta ou indiretamente, dessa grandiosa manifestação de fé.
Ao longo de todo o dia são realizadas missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e o clímax da comemoração é a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento. É o momento de exaltação a Jesus eucarístico, que passa pelas ruas para ser glorificado e abençoar os fieis.
A Festa de Corpus Christi é um momento especial para Castelo. Fruto da fé e do trabalho de, aproximadamente, 3.000 voluntários, ela é considerada a mais bela festa religiosa do Espírito Santo. Além da população local, cerca de 80.000 pessoas visitam os famosos tapetes e participam intensamente da programação religiosa.