De mirante a anfiteatro; veja como será Parque Costeiro na Praia de Camburi
O projeto, que prevê que o local seja dedicado à educação ambiental, foi apresentado na manhã deste sábado
Fruto de uma compensação pelas atividades que a mineradora Vale realiza em Vitória, o Parque Costeiro, que ficará localizado em Jardim Camburi, terá suas obras iniciadas nos próximos 30 dias.
O anúncio foi feito pela Prefeitura de Vitória, na manhã deste sábado (23). O projeto prevê que o local seja dedicado à educação ambiental.
Com cerca de 17 mil metros quadrados de área, incluindo a sede, anfiteatro, trilhas ecológicas e mirante, o Parque Costeiro será integrado ao Atlântica Parque, construído pela Vale e sob gestão municipal.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A estimativa é que as obras de construção do parque durem aproximadamente 12 meses. O projeto, segundo a prefeitura, foi aprovado pelos órgãos ambientais e obteve licença do Executivo municipal para instalação.
"Este novo parque da cidade proporcionará aos cidadãos ricas atividades e experiências de educação ambiental, pesquisa e recuperação ambiental em ambiente costeiro", ressaltou Tarcísio Foeger, secretário de Meio Ambiente de Vitória.
O prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini (Republicanos), por sua vez, ressaltou que a construção do parque será mais um importante passo em busca da valorização dos espaços públicos na Capital.
"Esta será mais uma importante entrega para o município que tem dado utilidade e valorizado os nossos espaços públicos. Estamos preocupados com a sustentabilidade e em sermos exemplos para outros lugares. Sempre friso que o objetivo da nossa gestão é cuidar das pessoas e do meio ambiente", disse o prefeito.
Construção de parque atende a termo assinado com o Ministério Público
O Parque Costeiro faz parte das ações de recuperação da região Norte da Praia de Camburi realizadas pela Vale por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.
Entre as iniciativas, estão a recuperação da faixa de areia não banhada pelo mar no extremo Norte da Praia e a restauração da restinga ao longo da orla, que foram concluídas; e a construção do Atlântica Parque, espaço de lazer entregue à administração pública em 2019.
Construção não terá investimentos da Prefeitura de Vitória
De acordo com a Prefeitura de Vitória, o novo parque será implementado sem qualquer custo para a administração municipal, que promoveu ações visando garantir a parceria do setor privado e da sociedade, cabendo à gestão da cidade propiciar os meios para o diálogo.
O Parque Costeiro tem previsão de atendimento para 150 pessoas, simultaneamente, e 450 pessoas por dia, sendo subdividido em dois setores: de Recuperação e de Visitação. A sede será destinada às visitas guiadas para educação ambiental de alunos, visitantes e turistas