TECNOLOGIA

Google encerra arquivo de álbum em julho; veja o que fazer para não perder suas fotos

Usuários devem fazer o download de todas as imagens armazenadas nos álbuns antes que sejam excluídas definitivamente em 19 de julho de 2023

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

O Google vai encerrar o serviço de arquivo de álbuns em julho. Quem possui mídias salvas precisa fazer o download de uma cópia dos dados para não perdê-los.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a empresa, após 19 de julho de 2023, o Arquivo dos Álbuns não estará mais disponível. Os usuários terão outras plataformas do Google para armazenas seus arquivos de mídia. 

Quem possui dados no Arquivos dos Álbuns Google têm até a data para usar o Google Takeout para salvar uma cópia ou transferir os arquivos para as novas plataformas.

Veja o que fazer para não perder os arquivos

Os usuários podem utilizar o Google Takeout para fazer o download de todas as imagens armazenadas nos álbuns antes que sejam excluídas definitivamente em 19 de julho de 2023.

LEIA TAMBÉM: Fazer bolo, trocar lâmpada e planejar viagem: como usar a inteligência artificial no dia a dia?

Ao acessar a página, o usuário deve selecionar os dados que serão incluídos no backup. Como o serviço será descontinuado, é recomendado selecionar todos os itens.

Em seguida, será possível escolher por onde irá receber o backup, se por e-mail, Drive Google, OneDrive, Box ou Dropbox. Também é possível escolher a frequência, tipo e tamanho do download. 

LEIA TAMBÉM: Cuidado com o golpe! Veja dicas para conferir se um boleto é verdadeiro antes de pagar

Se a conta faz parte do Google Workspace, o administrador da organização controla quem usa o Google Takeout e, por isso, podem haver limitações. Nesses casos, é necessário procurar o administrados da organização.

E agora, onde salvar as fotos no Google?

Com o encerramento do Arquivo de Álbuns, os usuários poderão utilizar outros serviços da big tech, como o Google Fotos, para salvar e gerenciar os arquivos de mídia. Há ainda outras opções como o Blogger e os Hangouts.