Menino autista do ES que viralizou com venda de desenhos recebe encomendas até do Japão
A história de José Renato, de 9 anos, viralizou após ele não conseguir vender seus desenhos na escola, mas agora a rede social já ultrapassa de 600 mensagens
O que começou como uma história triste, se transformou em um "case" de sucesso com notoriedade internacional, repercussão com famosos e lista de encomendas. O pequeno José Renato Caliari, de apenas 9 anos, teve a história contada pelo Folha Vitória após viralizar com a baixa venda dos seus desenhos na escola. Agora, além das mais de 600 mensagens, as vendas já atingiram outros países como Japão, Angola e Austrália.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Tudo começou com uma frustração e uma postagem no Twitter. Ao ver que o sobrinho não tinha conseguido vender os desenhos na escola, o advogado Fabrício Belo decidiu contar o acontecido em sua rede social.
Após a postagem, feita na última segunda-feira (26), a história de José Renato ganhou proporções inimagináveis para a família. Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, o advogado contou que após a repercussão precisou gravar um vídeo, algo pouco comum na sua rede social.
"Eu não sou de gravar vídeo falando, mas eu tive que gravar um agradecendo todo mundo e falando que as encomendas devem ser feitas para ele porque minha irmã estava administrando e respondendo, mas foram muitas mensagens", contou.
A família é do bairro Novo Horizonte, em Cariacica, e antes de todo o sucesso do pequeno não tinha o costume de usar redes sociais.
Renata Caliari, mãe de José, contou que ninguém na família usava redes sociais, somente a filha mais velha e mesmo assim raramente.
"Da última vez que a gente viu, tinha 600 mensagens"
O assunto ganhou tanta notoriedade nas redes sociais, que o Instagram do pequeno rapaz (@joserenatocali) já ultrapassa a marca dos 74 mil seguidores. Além disso, as mensagens não param de chegar.
À reportagem, Renata conta que já foram mais de 600 mensagens recebidas entre encomendas e elogios.
"É novidade, tem muitos pedidos. Da última vez que a gente viu, tinha 600 mensagens, mas já chegaram muitas outras que a gente nem conseguiu olhar ainda."
O momento é de grande alegria, tanto pela realização do sonho do José, quanto pelo encanto da família em ver o rapaz contente com o "trabalho", mas a preocupação de mãe sempre fala mais alto.
Por ser inserido no espectro autista, Renata se preocupa com toda essa movimentação, pois, segundo ela, a mudança brusca de rotina pode se tornar um problema para o filho.
"Tem que administra o tempo, ele estuda na escola e em casa. É uma coisa muito bonita, muito bacana tudo o que está acontecendo, mas se eu não dosar vai ficar pesado para ele", explicou.
Como funcionam as encomendas
As mensagens de carinho e pedido de desenho não param de chegar e o que tem chamado atenção da família em toda essa história é a compreensão e o amor das pessoas que se interessam pela história.
Renata conta que até hoje nenhum pedido foi, de fato, enviado às pessoas que encomendam. Todos que entram em contato mandam mensagens pelo Instagram, enviam o desenho e, a partir do gosto do próprio José, ele diz se aceita a encomenda ou não.
"É tudo por conta dele. A pessoa mansa mensagem no Instagram, ele avalia se vai fazer o desenho ou não. Depois que ele faz o desenho, ele mesmo tira foto do desenho, eu mando para a pessoa e ele pergunta 'se você gostou, o valor é x' e é assim que acontece. As pessoas estão tão receptivas que está tudo bem se for desse jeito."
Encomenda de desenho de outros países e de famosos
"Hoje chegou a mensagem de um rapaz lá do Japão. Ele já fez para Angola, dos Estados Unidos e da Austrália", contou Renata.
Esse último pedido vindo da Austrália aconteceu de uma maneira diferente. A pessoa que encomendou não pediu o desenho para ela, mas sim que José Roberto fizesse e entregasse para uma pessoa que ele goste. A pessoa escolhida foi o pai.
"O pai dele desenha bem e desde bem pequeno ele desenha bastante. A gente tem uma pilha de cadernos rabiscados que eu nunca joguei fora que e para mim vai ser a história dele"
Além das centenas de novos seguidores, a atriz Mel Maia também se interessou pela arte do pequeno capixaba e pediu um desenho, que logo foi feito em homenagem a ela. O personagem pedido e desenhado por José Renato foi o Ursinho Pooh.
"O coração de mãe está apertado", diz mãe sobre exposição do filho
A "fama" do filho começou no início da semana, mas a preocupação de Renata não parou desde então.
De um lado, as inúmeras mensagens de carinho para o filho, porém, do outro lado, existe um medo da exposição e as consequências que ela pode trazer, como mensagens negativas.
"Estou preocupada até hoje. O coração de mãe está apertado por vários motivos. A gente acompanha tudo de perto, eu e minha filha estamos acompanhando e blindando ele. Graças a Deus não teve nenhum episódio, mas se vier a gente está ali para barreirar o que chega até ele", disse.