Não sabe nada do submarino desaparecido? Confira perguntas e respostas
O submarino que prometia uma visita ao Titanic desapareceu na última segunda (19). Equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá estão realizando buscas
O submarino turístico Titan, que prometia uma visita aos destroços do Titanic, desapareceu na segunda-feira (19), sem deixar pistas do seu paradeiro. Equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá estão realizando operações de busca, porém ainda não há informações precisas sobre o paradeiro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O Titan, que pertence à empresa Ocean Gate, desapareceu com cinco tripulantes a bordo. Uma operação internacional tenta localizar a embarcação antes que seu suprimento de emergência de oxigênio acabe. A carga dura cerca de 96 horas.
Com a grande repercussão mundial da situação, o Folha Vitória realizou um compilado com as principais perguntas e respostas sobre a ação. Confira!
Qual o objetivo da expedição?
A expedição, que levava entre os tripulantes um bilionário britânico e o seu filho, tinha como principal objetivo visitar os destroços do Titanic, na província canadense de Newfoundland.
Quem organizou o passeio?
O passeio é organizado pela empresa OceanGate, que oferece passeios em "submersíveis tripuláveis" para fretamento, projetos comerciais, pesquisa científica e exploração. A "expedição de pesquisa do Titanic", projeto recente, está logo na página principal.
>> Submarino desaparecido pode estar preso aos destroços do Titanic, diz especialista
Os interessados podem acessar a atração, ver a disponibilidade de datas, conversar com os agentes e obter informações sobre o embarque.
Durante o tour, os passageiros e o capitão responsável se alimentam de comidas refrigeradas e conseguem respirar normalmente com o oxigênio fornecido pelos tanques pressurizados do equipamento.
Quanto tempo eles possuem de oxigênio?
Segundo os cálculos das equipes de resgate, o submarino teria menos de 24 horas de oxigênio para os cinco ocupantes a bordo.
O equipamento teria autonomia para fornecer oxigênio aos ocupantes por até 96 horas e está no mar há mais de 72 horas.
Onde estão os destroços do Titanic?
Os destroços do Titanic estão localizados no Oceano Atlântico Norte, a cerca de 600 km a sudeste da Costa de Terra Nova, no Canadá. Eles estão a cerca de 3,8 mil metros de profundidade.
O que foi o Titanic?
O Titanic foi um navio transatlântico que afundou em sua viagem inaugural para Nova York em 14 de abril de 1912, após colidir com um iceberg. Mais de 1.500 dos 2.200 passageiros e tripulantes a bordo morreram, e muitos morreram minutos depois de serem lançados nas águas a -2 °C.
Quem está no submarino?
Estão no submarino o bilionário britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation; o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.
Quanto custou o passeio?
O passeio, com valor aproximado de 200 mil libras por pessoa, equivalente a pouco mais de R$ 1 milhão.
O que diz a empresa responsável pela expedição?
Por meio de uma nota, divulgada no Instagram da empresa, alegou que está explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança.
-Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias;-Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de águas profundas em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível;
-Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes.
*Com informações do Portal R7 e de agências internacionais
LEIA TAMBÉM: Submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desaparece