Geral

Obra atrasa e ponte do Canal de Aribiri, em Vila Velha, continua interditada até a próxima semana

A ponte foi interditada em 24 de abril e a previsão inicial era que o serviço fosse concluído em 30 dias. O prazo foi estendido até 5 de junho

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Gabriel Cavalini/TV Vitória

A obra na região da ponte do Rio Aribiri, em Vila Velha, sofreu atrasos. O serviço, que estava previsto para ser finalizado no último dia 24, só deve ser concluído na próxima semana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ponte foi interditada em 24 de abril para a realização de obras da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais de Aribiri, que são executadas pelo Governo do Estado. O prazo inicial da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) era que a obra no local levasse cerca de 30 dias.

Por conta da interdição, mudanças no trânsito da região precisaram ser feitas. A linha 658 do Sistema Transcol, que acessa a região, por exemplo, foi alterada. Devido as obras, os coletivos estão utilizando a Estrada de Capuaba.

Nesta quinta-feira (01), a equipe da TV Vitória/ Record TV esteve no local e acompanhou a dificuldade de pedestres em passar pelo local.

LEIA TAMBÉM: Família do ES espera remédio mais caro do mundo para tratar bebê

A Sedurb informou que o prazo foi prorrogado devido as interferências encontradas durante os serviços de escavação durante a obra para a instalação das tubulações de recalque da obra de construção da estação de bombeamento.

A nova data acordada com a empresa responsável pela obra, de acordo com a secretaria, é que os serviços sejam concluídos até 05 de junho e a pista seja liberada no dia seguinte.

Foto: Gabriel Cavalini/TV Vitória

Entrega da estação de bombeamento fica para setembro 

A Estação de Bombeamento de Águas Pluviais de Aribiri, que estava prevista para ser concluída no fim de maio, sofreu atrasos. Com isso, de acordo com a secretaria, a estação só deve ficar pronta em setembro.

Entre os fatores pontuados pela Sedurb que impactaram no andamento das obras estão "as dificuldades executivas do local de implantação, sujeito a paralisação dos serviços por ocasião de chuvas, a pactuação de prazo para mobilização do eletrocentro, o qual dependeu de planejamento quanto a interdições e inversões de vias públicas, assim como a pactuação de prazo para interdição da Avenida Jerônimo Monteiro, cujo planejamento envolveu transporte público, trânsito, reuniões com as comunidades locais e melhor período para interdição".

LEIA TAMBÉM: ICMS fixo começa a valer no ES e preço da gasolina vai aumentar

Foto: Gabriel Cavalini/TV Vitória

Com um investimento total de R$ 18,7 milhões, a galeria de macrodrenagem da estação tem como objetivo minimizar os alagamentos causados pelas chuvas. A obra faz parte do Programa Prioritário de Macrodrenagem do Estado e deve beneficiar cerca de 20 mil moradores da região.

LEIA TAMBÉM: Netflix pode cobrar por compartilhamento de senhas dos usuários? Entenda

De acordo com o governo, a estação terá capacidade de bombeamento de 5m³/s, por meio de duas bombas, mas pode ser ampliada para 10m³/s. Ela irá auxiliar na drenagem das águas da bacia do Rio Aribiri, o que beneficiará os moradores dos bairros Santa Rita, Primeiro de Maio, Ilha da Conceição e Pedra dos Búzios.