Geral

Serra vai oferecer 2 mil óculos de graça por mês a pacientes

Serviço será oferecido pelo Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames) após encaminhamento das Unidades de Saúde

Foto: TV Vitória

A partir desta terça-feira (20) a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), passará a oferecer óculos gratuitos para os pacientes oftalmológicos da rede municipal. A iniciativa pretende ofertar cerca de 2 mil óculos por mês. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os óculos serão oferecidos pelo Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames). Para ter acesso ao serviço, basta o paciente se dirigir à sua Unidade de Saúde de referência, de onde será encaminhado ao Ames, para consulta oftalmológica.

“Começamos com oftalmologia esse ano e foi constatado que a pessoa passava pela consulta, mas não fazia o óculos pela condição em que estava no momento. Pensando no munícipe, que não estava continuando o tratamento, o município começou hoje a ofertar o óculos. A pessoa vai até a unidade de saúde, o médico indica o oftalmologista e quando chega no Ames, é prescrito, ela já sai, escolhe seu óculos e busca em 15 dias, afirmou a secretária adjunta de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra. 

Se for confirmada a necessidade do uso de óculos, uma receita será entregue ao paciente que, com seu documento de identificação e comprovante de residência, vai escolher e retirar seu novo par de óculos de grau em uma sala montada especialmente para isso.

“Está previsto 2 mil óculos por mês, não sendo que vamos fazer tudo isso, porque dependemos da prescrição. Mas sendo prescrito, a gente tem capacidade de entregar 2 mil óculos por mês”, acrescentou a secretário. 

A Serra destaca que, com isso, opta por mais do que oferecer a especialidade médica de oftalmologia em sua rede municipal: dá condições para que os moradores possam realmente ter acesso à qualidade de vida oferecida pelos óculos.

Leia também: 

>> ES registra primeira morte por febre maculosa em 2023