Submarino do Titanic: veja as últimas notícias sobre tragédia no mar
Submarino Titan desapareceu com cinco pessoas no domingo (18), pouco depois de descer para o fundo do mar
Últimas atualizações:
E agora? O que os investigadores querem saber sobre a tragédia doo submarino?
Os investigadores primeiro querem confirmar o que as equipes de resgate suspeitam e o que o co-fundador da empresa que organiza a expedição OceanGate, Guillermo Söhnlein, disse à BBC que acreditava ter acontecido - que houve uma implosão.
Eles também querem saber o período exato do ocorrido e, além disso, o que causou a tragédia.
As autoridades reunirão todos os fragmentos que encontrarem para construir um quadro completo da sequência de eventos que levaram à tragédia.
“Isso não será diferente de uma queda de aeronave, não há caixa preta, então você não será capaz de rastrear os últimos movimentos da própria embarcação”, disse Ryan Ramsey, ex-capitão de submarino da Marinha Real Britânica.
Quais partes do submersível foram encontradas?
Nesta quinta-feira (22), cinco partes do submersível foram encontradas a aproximadamente 1.600 pés (480 metros) da proa do Titanic.
Segundo informações da BBC, os destroços foram localizados por um veículo de busca subaquática (ROV) controlado remotamente.
Também foram descobertas peças separadas que permitiram às autoridades confirmar que vieram do Titan, incluindo um cone de cauda.
Até o momento, não está claro quando a implosão ocorreu ou o que pode ter causado isso.
Viúva de vítima do submarino é herdeira de passageiros que morreram no Titanic
Um dos passageiros que morreu a bordo do submarino OceanGate, que desapareceu nesta semana, tinha forte ligação com o Titanic propriamente dito, que afundou em 1912.
Segundo informações do The New York Times, a esposa de um dos executivos a bordo do submergível, Wendy Rush, mulher de Stockton Rush, é descendente do casal Isidor e Ida Straus – tetraneta, mais precisamente –, que morreu na tragédia do famoso transatlântico..
"Implosão catastrófica", diz oficial da Guarda Costeira
O contra-almirante John Mauger, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, declarou que os destroços encontrados do submarino Titan apontam para uma implosão. "O fundo do mar é um local incrivelmente implacável. Todos os destroços apontam para a implosão catastrófica da embarcação".
Empresa admite que passageiros estão mortos
A empresa OceanGate, responsável pelo submersível sumido, admitiu na tarde desta quinta-feira (22), em um comunicado, que os cinco passageiros do submarino que visitava os destroços do Titanic morreram durante a expedição. Veja quem são as vítimas.
Passageiros do submarino foram orientados a comer e beber pouco
Os ocupantes do submarino foram orientados pela OceanGate a comer e beber pouco antes do início da expedição até os destroços do Titanic.
"Recomendamos que você restrinja sua dieta antes e durante o mergulho", orienta a OceanGate em seu site oficial.
O motivo dessa restrição seria a falta de um banheiro dentro do compartimento principal. A empresa explica que, se necessário, são adotados alguns procedimentos simples para tentar dar mais privacidade à pessoa.
"Pecas submersíveis de Titan teriam sido encontradas entre os destroços", diz imprensa britânica
A imprensa britânica BBC, afirmou na tarde desta quinta-feira (22), que, teriam sido localizadas a estrutura de pouso e a tampa traseira do submersível Titan.
As peças teriam sido supostamente encontradas entre os destroços no fundo do mar perto do naufrágio do Titanic.
Qual é a situação na área de busca agora?
De acordo com os últimos relatos da imprensa britânica BBC, o navio Horizon Arctc, que opera o ROV entrou no campo onde os destroços foram encontrados.
No local, são presentes três embarcações. Entre elas estão o John Calbot, que pertence a guarda costeira canadense. A embarcação Deep Energy, também envolvida na busca, fica acima do local aproximado do naufrágio do Titanic.
Também está no local a embarcação batizada de Polar Prince. Ela foi usada para transportar o submersível desaparecido até o local dos destroços do Titanic. Além deles, temos a embarcação canadense Glace Bay com o Polar Atlantic Merlin.
Cofundador da Ocean Gate, empresa da expedição fala sobre a situação
O submarino pode ter sofrido uma "implosão instantânea" durante a ação. De acordo com a BBC, o homem que co-fundou a OceanGate, empresa que organizava expedição até o Titanic. O empresário, identificado como Stockton Rush disse em entrevista que, também "não ficaria suspeito se algo tivesse acontecido na superfície".
Guarda Costeira dos EUA anuncia coletiva
Guarda Costeira dos EUA informou que fará coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (22) para informar detalhes sobre as buscas pelo submarino. Segundo a BBC, vão estar na coletiva John Mauger, comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira e o capitão Jamie Frederick, também da Guarda Costeira.
Destroços são encontrados em área de busca
A Guarda Costeira dos EUA encontrou nesta quinta-feira (22) destroços nas áreas de busca pelo submarino desaparecido enquanto fazia uma expedição pelo Titanic. O submarino desapareceu no domingo (18) com cinco pessoas a bordo.
Segundo a Guarda Costeira, os destroços foram encontrados perto de onde estão os restos do Titanic por uma das sondas que fazem as buscas. Segundo informações da BBC, ainda não é possível afirmar que o material seja do Titan. As equipes de resgate estão analisando os objetos encontrados para ter certeza do que se trata.
Submarino pode ter sofrido uma implosão, diz professor da Ufes
Em entrevista ao Folha Vitória, o professor de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Agnaldo Silva Martins disse que, mesmo o casco do Titan sendo construído com materiais como titânio, capaz de aguentar pressão, em qualquer hipótese, de fissura ou colisão, a estrutura sofreria uma implosão.
"Nesse tipo de situação, ao contrário de uma explosão, o volume ocupado seria reduzido, como uma garrafa se contraindo. Isso mataria todos os tripulantes presentes na embarcação", descreve o professor.
Pilotado por joystick: veja o interior do submarino desaparecido
Imaginando como estariam as vítimas que embarcaram no submarino, internautas deram início a uma busca por imagens do interior do Titan e a resposta, apesar de sanar a dúvida, não agradou.
Vídeos divulgados pela empresa e presentes em jornais internacionais, mostram uma estrutura metálica apertada e quase sem janelas.
LEIA TAMBÉM: Submarino Titan: com o fim do oxigênio, veja os possíveis desfechos
* Com informações da BBC News.