Mais de 100 mil usuários do sistema Transcol já podem fazer embarques de conexão entre linhas de ônibus sem pagar uma nova passagem e sem precisar acessar os terminais.
O sistema passou a ficar disponível a partir desta sexta-feira (16) para os passageiros dos coletivos das regiões de Alzira Ramos, em Cariacica; da Grande São Pedro, em Vitória; de Planalto Serrano e de Nova Almeida, na Serra; e Praia Grande, em Fundão.
Na prática, as pessoas terão até uma hora e 30 minutos para embarcar em outro Transcol girando a roleta sem pagar novamente uma passagem.
Essas novas conexões foram possíveis graças ao uso da tecnologia usada na bilhetagem eletrônica, que dispensa a necessidade de um terminal físico para realizar as integrações entre diferentes linhas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Esse sistema já era utilizado por usuários que utilizavam as linhas de Vitória que passavam pela avenida Leitão da Silva, desde agosto de 2022.
Trata-se de um segundo momento de aplicação dessa ferramenta, conforme explica o diretor presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcos Bruno Bastos.
“Quando houve a necessidade de integrar ao Transcol as linhas de Vitória, usamos a conexão temporal, uma vez que a Capital não dispõe de um terminal de integração. Agora, com o domínio da ferramenta, estamos partindo para um segundo momento da integração, que passa a ser política permanente da empresa, com soluções eficientes para alguns gargalos e problemas antigos, com baixo custo”.
A chamada integração temporal é uma opção adicional ao sistema integrado tradicional. Por meio dela, o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, fora de um terminal de integração, desde que passe na catraca do ônibus seguinte dentro de um determinado período de tempo.
Essa alternativa também fará parte do futuro sistema aquaviário.
Confira detalhes das linhas e conexões:
Alzira Ramos, Jardim de Ahah e entornos (Cariacica)
Atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade de Alzira Ramos, em Cariacica, os usuários das linhas 719, 733 e 592, passam a contar com a integração temporal com outras quatro linhas, com destino ao Terminal Itaparica (clique aqui para ver o mapa).
A novidade vai beneficiar diretamente a cerca de duas mil pessoas, que circulam diariamente nessas três linhas, além da população dos bairros do entorno.
A diretoria da Ceturb-ES vem priorizando o atendimento às comunidades de forma mais direta e com essas novas possibilidades de conexões, pelo menos nove bairros serão diretamente beneficiados.
São eles: Alzira Ramos, Jardim Botânico, Jardim de Ahah, Sotelândia, Juscelino Kubitchek, Castelo Branco, Jardim Campo Grande, São Benedito e Campo Grande.
Hoje, os moradores dessa região, têm linhas que levam os passageiros para os terminais Campo Grande, Jardim América e Ibes.
Com as novas conexões, feitas ao longo do trajeto, será possível fazer o segundo giro de roleta nas linhas 581,582, 585 e 593, que vão para o Terminal Itaparica.
Quem embarcar na 719, 733 e 592 com destino a Itaparica, terá um tempo de 1h30 para fazer o segundo embarque; no retorno ao bairro, o segundo embarque também deverá ser feito em 1h30.
Linhas:
592 – Terminal Ibes / Alzira Ramos / Cobilândia
733 – Terminal Jardim América / Jardim de Ahah/ Alzira Ramos
719 – Terminal Campo Grande/ Jardim de Ahah/ Alzira Ramos / Jardim Campo Grande
Conexões:
581 – Terminal Itaparica / Bela Vista via Vale Encantado – circular
582 – Padre Gabriel / Terminal Itaparica via Castelo Branco / Leste-Oeste
585 – Terminal Itaparica / Jardim Botânico via Leste-Oeste – circular
593 – Terminal Itaparica / Vista Linda via Vale Encantado – circular
Tempo de conexão: 1h30 (ida e volta)
Grande São Pedro (Vitória)
Os moradores da região da Grande São Pedro, onde moram cerca de 50 mil pessoas, poderão usar nove linhas para acessar a Avenida Leitão da Silva.
Além disso, essas conexões permitem que o morador da Grande São Pedro se desloque, por exemplo, para Terminal Vila Velha e de lá ir aos demais bairros do município.
LEIA TAMBÉM: Rotatória do Ó será liberada a partir deste sábado na Serra
As linhas 518, 535, 044, 071, 072, 302, 310, 331 e 333, terão uma hora para fazer o segundo embarque, ou seja, girar pela segunda vez a roleta, nas linhas 531 e 536, nos pontos de parada do trecho entre o Quartel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e o Campo do Caxias (clique aqui para ver o mapa).
Para o retorno, o período de tempo também é de uma hora. Essas integrações vão beneficiar a mais de 70 bairros da região e da Grande Vitória.
Linhas:
518 – Terminal Carapina / Terminal Ibes – via Serafim Derenzi
535 – Terminal Carapina / Terminal Campo Grande – via Terminal Jardim América / Serafim Derenzi
044 – Curva da Jurema / Resistência via Andorinhas
071 – São Pedro / Maruípe / Centro
072 – São Pedro / Centro / Maruípe
331 – Ilha das Caieiras / Praia do Suá
333 – Ilha das Caieiras / Praia do Suá via Jucutuquara
302 – Santo Antônio / Jardim da Penha
310 – Santo André / Jardim Camburi
Conexões:
531 – Terminal Campo Grande / Terminal Vila Velha via Maruípe
536 – Terminal Campo Grande / Terminal Vila Velha via Maruípe – Expresso
Tempo de conexões: 1h (ida e volta)
Planalto Serrano (Serra)
Já na Serra, a população de Planalto Serrano e Serra Sede agora ficam mais próximas.
É que com a integração das linhas 829 e 855 a outras dez linhas (802, 814, 828, 834, 851, 853, 864, 890, 891 e 894) será possível ir de um bairro ao outro, sem precisar fazer o percurso até o Terminal Laranjeiras.
Quem sai de Planalto Serrano, tem uma hora para desembarcar na BR-101 e fazer a conexão com as linhas que passam por lá com destino a Serra Sede.
Na volta, o passageiro tem o mesmo tempo, ou seja, uma hora, para fazer a integração com as linhas 829 e 855.
Essas novas conexões vão beneficiar a cerca de 43 bairros da região onde vivem, aproximadamente, 40 mil pessoas.
Linhas:
829 – Planalto Serrano / Terminal Carapina via Área B
855 – Planalto Serrano Setor C / Terminal Carapina via Setor A
Conexões:
802 – Divinópolis / Terminal Laranjeiras via Centro da Serra
814 – Cascata / Terminal Laranjeiras via Cascata II
828 – São Marcos / Terminal Laranjeiras
834 – Jardim Bela Vista / Terminal Laranjeiras via Centro da Serra
851 – Serra / Jardim Camburi via BR 101 / Bairro de Fátima
853 – Residencial Centro da Serra / Terminal Laranjeiras via Jardim Guanabara
864 – Terminal Laranjeiras / CDP Serra
890 – Muribeca / Terminal Laranjeiras via Belvedere
891 – Putiri / Terminal Laranjeiras via Serra
894 – Terminal Laranjeiras / Aruaba via Itaiobaia / Belvedere – Circular
Tempo de conexões: 1h (ida e volta)
Nova Almeida (Serra) e Praia Grande (Fundão)
Nova Almeida, na Serra, e Praia Grande, em Fundão, são bairros vizinhos, mas quem mora lá sabe como era difícil se deslocar entre eles. Ou era necessário realizar longas caminhadas ou pagar duas passagens, já que para ir até o terminal mais próximo o trajeto é longo e demorado.
Com a integração das linhas 854 e 886 (da região de Praia Grande) com as linhas 806 e 873 (da região de Nova Almeida), quem quiser ir de um bairro ao outro terá uma hora para trocar de coletivo (clique aqui para ver o mapa). O mesmo tempo vale para a volta.
A melhoria, diminui o tempo de viagem e acaba com a dupla tarifação. Nessas duas regiões, cerca de 10 mil pessoas de 21 bairros vão se beneficiar diretamente com as novas integrações.
Linhas:
854 – Praia Grande / Terminal Jacaraípe via Nova Almeida
886 – Terminal Jacaraípe / Bairro Redenção via Avenida São Pedro
Conexões:
806 – Terminal Jacaraípe / Nova Almeida via Parque Gaivotas
873 – Parque Residencial Nova Almeida / Terminal Jacaraípe via Parque das Gaivotas
Tempo de conexões: 1h (ida e volta)