Geral

Criança é mordida por rato enquanto dormia dentro de casa e vai parar no hospital

A menina de 1 ano e dois meses teve ferimentos na boca e nos dedos e ficou com o rosto ensanguentado

Redação Folha Vitória

Foto: arquivo pessoal

Uma criança de 1 ano e dois meses foi mordida por um rato enquanto dormia dentro de casa, no bairro Aribiri, em Vila Velha, e precisou ser levada às pressas para o hospital. 

O caso aconteceu na noite de terça-feira (25), no quarto onde a criança dorme. A menina teve ferimentos na boca e nos dedos e ficou com o rosto ensanguentado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a família, a filha começou a chorar durante a noite e o rato foi encontrado já em outro canto do quarto. 

Ela foi levada para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernadino Alves (Himaba), onde recebeu a classificação amarela no pronto-socorro, o que significa que o tempo de espera seria de até 60 minutos. A informação foi confirmada pelo hospital.

A família decidiu não esperar e correu para uma unidade de saúde de Vitória, como explica a mãe Mariza de Barbi.

"Chegando lá, a gente foi atendido de imediato, passamos pelo médico e ele passou antibiótico e fez a liberação", contou.

Uma equipe da Unidade de Vigilância de Zoonozes da Prefeitura de Vila Velha foi até a residência da família e encontrou uma toca de rato no quintal. 

Por nota, a administração municipal informou que foi realizada uma desratização e, após sete dias, realizará outra.

Em entrevista à TV Vitória/Record, o professor do departamento de patologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Breno Salgado, orientou o que deve ser feito nestes casos.

"É preciso lavar o local muito bem com sabão, colocar um curativo e se direcionar a um posto de saúde para os primeiros atendimentos. Precisamos fazer a vigilância do paciente, ver se está desenvolvendo febre e verificar o estado das feridas", explicou.

LEIA TAMBÉM: Motorista perde controle da direção e carro vai parar no meio de ciclovia em Vitória

Ainda de acordo com a prefeitura da cidade, é realizado, constantemente, desratização em pontos estratégicos, com aplicação de raticida nos bueiros e nas tocas que podem servir de esconderijo para os roedores. 

*Com informações de Gabriela Valdetaro, repórter da TV Vitória/Record.