"Minutos de pânico": Clara Maia faz alerta após salvar filho recém-nascido de engasgo
O bebê se engasgou duas horas após amamentação e foi salvo pela mãe, que rapidamente fez a manobra de Heimlich
Os influenciadores Clara Maia e André Coelho compartilharam um momento de pânico que viveram com o filho José, de apenas um mês de vida, na quarta-feira (5). O bebê se engasgou duas horas após amamentação e foi salvo pela mãe, que rapidamente fez a manobra de Heimlich.
A técnica de primeiros socorros é utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgada.
Tudo foi registrado por uma câmera que fica no quarto dos gêmeos. Nas imagens, é possível ver o pequeno João deitado no berço, enquanto José está no colo do pai, André Coelho.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Ao perceber que o bebê estava engasgando, ele gritou a esposa, que rapidamente pegou José no colo e começou a executar a manobra. Passado o susto, o casal usou as redes sociais para fazer um alerta.
"Passamos pelo maior pesadelo hoje à tarde. José se engasgou com leite depois de 1h da mamada, mas graças a Deus consegui ter o sangue frio pra fazer o que precisava ser feito, mesmo com o caos instaurado, cachorro e desespero! Foram 3 minutos de pânico que duraram uma eternidade, mas Deus cuidou e deu tudo certo!", contou ela.
Mais tarde, Clara contou nos stories que um dia antes do ocorrido, chegou a compartilhar com uma amiga um vídeo que ensina a fazer a manobra em bebês. "Estava muito fresco na minha cabeça tudo o que eu precisava fazer. Deus é muito perfeito", disse Clara.
Como fazer a manobra de Heimlich? Veja passo a passo!
1- Verifique se o bebê está realmente engasgado. Os sinais incluem dificuldade para respirar, tosse fraca ou ineficaz, ausência de som ao tentar chorar e pele azulada (cianose).
2 - Se possível, peça a alguém para chamar o serviço de emergência enquanto você começa a prestar socorro.
3 - Posicione o bebê para tapas nas costas. Sente-se e segure o bebê de bruços sobre seu antebraço, com a cabeça apoiada na sua mão.
4 - Apoie o antebraço na sua coxa para garantir estabilidade. A cabeça do bebê deve estar mais baixa que o corpo.
5- Use a base da palma da mão para dar cinco tapas firmes e rápidos nas costas do bebê, entre as omoplatas.
6 - Verifique após cada tapa se a obstrução foi removida.
7 - Se os tapas nas costas não desobstruírem as vias aéreas, vire o bebê de barriga para cima, apoiando a cabeça e o pescoço.
8 - Use o antebraço e a coxa para apoiar o bebê, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo.
9 - Use dois dedos (geralmente o dedo indicador e médio) para realizar cinco compressões rápidas e firmes no centro do tórax, logo abaixo da linha dos mamilos.
10 - As compressões devem ser de aproximadamente 1/3 a 1/2 da profundidade do tórax do bebê.
11 - Continue alternando entre os tapas nas costas e as compressões torácicas até que a obstrução seja removida ou o bebê comece a respirar normalmente.